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Corta Mato Concelhio

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O Corta Mato Escolar Concelhio de Almada conta com a organização conjunta da Câmara Municipal de Almada e do Gabinete do Desporto Escolar da Península de Setúbal, além do apoio das escolas do concelho.

Esta parceria insere-se na estratégia do município em promover o desporto para todos, numa lógica de uniformização de práticas e competições e na dinamização de momentos de convívio entre pares de diferentes contextos escolares.

Decorre anualmente, na 2ª quinzena de janeiro e conta com cerca de 2000 alunos das várias escolas do concelho.

 

Objetivos:

  • Promover e fomentar a prática desportiva da comunidade escolar;
  • Desenvolver o gosto pelo desporto, particularmente pela prática do atletismo;
  • Sensibilizar os Professores e os alunos para a importância da prática regular de atividade física em geral e da “corrida” em particular;
  • Divulgar a modalidade do atletismo;
  • Promover e fomentar o convívio da comunidade escolar (Pais, Professores, Alunos e demais Agentes Educativos), numa perspetiva interdisciplinar;
  • Reunir um número significativo de Alunos e Professores nesta Festa do Desporto;
  • Promover a Atividade Desportiva Escolar;
  • Aprofundar a ligação Escola – Meio;
  • Apurar os alunos e equipas a participar no Corta Mato Escolar Distrital.

 

Destinatários:

A participação no Corta-Mato Escolar Concelhio de Almada está aberta a todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do ensino oficial, aos estabelecimentos de ensino cooperativo e profissional, dependentes ou não do Ministério da Educação e Ciência que aderiram voluntariamente ao mesmo e que estejam sediados no concelho de Almada.

Cada aluno só pode participar na prova correspondente ao seu escalão etário.

Cada escola poderá participar com um máximo de 120 alunos, independentemente do escalão etário e sexo, exceto no caso dos Benjamins, conforme abaixo descrito.

No escalão de Benjamins a participação por escola será obrigatoriamente feita por equipas mistas, compostas no máximo por 12 alunos, 6 (seis) masculinos e 6 (seis) femininos.

Os alunos NEE serão integrados nos escalões etários correspondentes.