Programa de Desenvolvimento do Xadrez

Xadrez22

O Programa de Desenvolvimento de Xadrez (PDX), criado em fevereiro de 1988, no concelho de Almada, o Programa de Desenvolvimento de Xadrez (PDX) é o mais antigo a nível nacional.

O objetivo desta iniciativa é promover a prática de xadrez junto da população escolar, do movimento associativo e áreas sociais, integrando ainda as atividades de Xadrez Sénior e Xadrez para pessoas com deficiência.

O PDX promove a prática da modalidade através de apoio material e técnico, pontual ou regular a instituições de ensino, coletividades e outras estruturas associativas, incluindo a organização e a colaboração no Torneio Interescolar e Circuito de Xadrez do concelho de Almada.

Os objetivos são:

  • Sensibilizar a população em geral e diversas entidades para a importância do jogo de Xadrez no desenvolvimento das capacidades desportivas, mentais, cognitivas, éticas e sociais;
  • Incentivar a prática do jogo de Xadrez no Concelho;
  • Promover a prática da modalidade nas escolas, clubes e outras entidades;
  • Informar de que a prática do Xadrez no concelho é uma realidade acessível a qualquer pessoa;
  • Contribuir para o aumento do número e qualidade técnica dos praticantes a nível escolar e federado no Concelho.

Destinatários:

  • Este programa destina-se a todos os munícipes do concelho de Almada, em especial à população em contexto escolar. É articulado com diferentes parceiros, associações, clubes, agrupamentos de escolas e demais instituições.