Programa Nacional Diabetes em Movimento, Pólo de Almada

Diabetes em Movimento5

O Diabetes em Movimento é um programa comunitário para pessoas com diabetes tipo 2, sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

Convidamos os munícipes que têm diabetes tipo 2  a aconselharem-se junto do seu médico de família e saber se é possível integrar o programa Diabetes em Movimento. Sendo gratuito, funciona três vezes por semana e tem o acompanhamento de um técnico de exercício físico e de uma enfermeira, para que tenha todo o acompanhamento necessário e segurança.

O programa está em funcionamento em Almada desde outubro de 2018, tendo cerca de 30 utentes, que três vezes por semana fazem uma aula de 75 minutos, no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, no Feijó.

Depois do aquecimento, há exercícios físicos para aumentar a destreza, a autonomia e a flexibilidade, acabando sempre com a componente de relaxamento.

O programa inclui ainda a participação em sessões de Educação para a Saúde, onde se abordam temas como a alimentação, o pé diabético, a medicação, entre outros.

Como participar

• As pessoas com diabetes tipo 2 do concelho de Almada que queiram entrar no programa devem contactar o seu médico de família.
  • Este avaliará se cumprem os critérios de inclusão e irá referenciá-los à coordenação do programa (joana.braganca@arslvt.min-saude.pt).
  • Os critérios de inclusão implicam ter entre os 50 e os 80 anos, não ser fumador, não ter doença cardiovascular, pulmonar ou musculoesquelética grave, entre outros.

Onde funciona

• Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada