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+Leitura +Sucesso

 

+Leitura +SucessoO projeto Mais Leitura, Mais Sucesso resulta de uma candidatura ao Programa Operacional Regional de Lisboa 2014/2020, na tipologia Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar.

Na elaboração da candidatura, a Câmara Municipal de Almada desenvolveu um processo de ampla auscultação e participação da comunidade educativa local - Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias não agrupadas, Associações de Pais e Encarregados de Educação, União Concelhia das Associações de Pais, Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada – AlmadaForma, Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares da Rede Pública do Concelho de Almada (CIBE), docentes responsáveis pela coordenação de projetos, cursos de educação e formação, profissionais, Instituições do ensino superior e unidades de investigação e contou ainda com a consultadoria da Associação Portuguesa de Cultura e Educação Permanente (APCEP).

Neste âmbito, foram desenvolvidas 15 atividades, desmultiplicadas por 33 ações. Dez ações visam promover a leitura e a escrita desde o pré-escolar ao ensino secundário a partir da rede das bibliotecas escolares e das bibliotecas municipais. Destas realçam-se por exemplo a Semana da Leitura (edição anual), Projeto Livros Traquinas, Vamos à Biblioteca Municipal, Oficinas de Escrita Criativa, Literacia Digital, aprender com os recursos digitais, Concursos: Biblioteca Escolar, Literário Escolar, Escrita Criativa para Famílias.

Dezasseis ações estão orientadas para a literacia emergente e a competência leitora dos alunos do 1º ciclo do ensino básico, incidindo essencialmente na componente não letiva e de enriquecimento curricular, por ser esta uma intervenção da responsabilidade do Município. Destaca-se a capacitação de docentes, não docentes e monitores de atividades de animação e de apoio às famílias. Entre 2019 e 2020, e mesmo com os constrangimentos gerados pela pandemia provocada pela COVID 19, foram abrangidos pelas ações de capacitação cerca de 1098 profissionais de educação. Para além das ações de capacitação (Projetos cooperados em literacia, O Livro e a leitura no contexto da cidadania e multiculturalidade, Enriquecimento Curricular em Literacia, Enriquecimento Curricular em Património, Literacia em férias, literacia Cientifica em Contexto (em setembro, iniciar-se-á a última ação), Educar pela Positiva, Envolvimento Parental, O Jogo e o Brincar e Literatura para a Infância), procedeu-se ainda a um inventário do património cultural de 48 alunos das AEC (alunos das turmas participantes no projeto piloto) que irão resultar numa exposição itinerante a inaugurar ainda em setembro. Em 2019, foi ainda possível realizar 180 sessões em escolas do concelho, distribuídas em: 42 sessões de Hora de Conto em Família, 44 sessões O Nosso Tesouro, 42 sessões Jogo com Estórias, 48 sessões Vitamina Livro e 4 sessões as Crianças Tornam-se Leitoras ao colo dos Pais.

O projeto contempla uma componente de estudos, estando em curso um estudo de caso em torno do Projeto Os Livros Traquinas.

Anualmente, foram realizados encontros para debater a temática: O sucesso educativo de todos e de cada um em Almada (janeiro 2019 – 143 participantes, novembro 2019 – 212 participantes).

No âmbito da candidatura, foi ainda concebido o referencial do Programa de Formação para a Promoção do Sucesso Educativo da Câmara Municipal de Almada, pelas Professoras Ivone Niza e Inácia Santana.