Balanço da recolha de óleos alimentares usados(OAU) em Almada

07/06/2022

Durante o ano de 2021 foram recolhidos cerca de 40 500 kg de óleos alimentares usados(OAU) na rede de oleões existente no concelho de Almada.

Os óleos usados recolhidos são posteriormente encaminhados para a produção de biocombustíveis. As quantidades recolhidas permitirão a produção de cerca de 42 000 l de biodiesel.

Dos 62 oleões que constituem a rede de recolha de OAU no concelho, foi feito um ranking dos Top 5, tendo em conta as quantidades de OAU recolhidas. Destes 5 equipamentos, que registaram quantidades superiores a 1000 kg, 3 situam-se na freguesia da Charneca da Caparica, 1 na freguesia da Sobreda e 1 em Almada.

Estes resultados resultam do empenho dos almadenses na separação e devido encaminhamento destes resíduos, correspondendo, em média, a cerca de 240 g/habitante de OAU recolhidos. Não obstante a evolução positiva registada, existe ainda um elevado potencial para recolha de óleos alimentares usados no Concelho.

PORQUÊ separar os seus OAU?

Ao depositar os seus óleos usados no Oleão está a:

• Contribuir para a valorização destes resíduos através da produção de biocombustíveis, com consequente diminuição do consumo de combustíveis fósseis
  • Cumprir a legislação nacional e comunitária
  • Prevenir a poluição dos solos e meio hídrico
  • Evitar problemas de corrosão e entupimentos nas canalizações e danos nas redes de drenagem e Estações de Tratamento de Águas residuais (ETAR)

Quais os óleos que PODE colocar no Oleão?

• Óleos vegetais tais como óleos de girassol, soja, palma e colza, azeite e óleos de conservas

O que NÃO pode colocar no Oleão?

• Óleos minerais de motor ou lubrificantes (uma vez que se tratam de resíduos perigosos que impedem a valorização do óleo alimentar usado)
  • Margarina e outros resíduos de alimentos resultantes da fritura (que devem ser deitados no lixo comum)

COMO usar o Oleão?

• Deixe arrefecer o óleo utilizado e verta-o para uma garrafa ou garrafão de plástico com a ajuda de um funil
  • Quanto o recipiente estiver cheio, assegure-se de que está bem fechado e deposite-o cuidadosamente no oleão

ONDE encontrar o OLEÃO mais perto de si:

Os oleões encontram-se distribuídos por todas as freguesias do concelho de Almada. Pode conhecer a sua localização exata aqui:

Em alternativa poderá entregar os seus OAU no Ecocentro de Almada.

Contamos consigo!