semana_europeia_residuos

 

Entre 20 e 28 de Novembro de 2021 assinala-se a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, uma campanha conduzida por autoridades públicas europeias com o objetivo de encorajar todos os tipos de públicos – autoridades públicas, cidadãos, escolas, empresas, associações/ONG’s a organizar e participar em atividades de sensibilização sobre prevenção de resíduos.

O município de Almada associa-se a esta iniciativa através da dinamização de um conjunto de atividades destinadas à população. Durante esta semana poderá descobrir o que acontece com os resíduos que separa em casa, através de uma visita ao Ecoparque da AMARSUL, aprender os primeiros passos para iniciar o processo de compostagem em casa, numa oficina prática, e conhecer de perto as pessoas que mantêm Almada limpa e que nesta semana irão também promover a correta separação de resíduos.

 

Consulte o programa detalhado e participe nas atividades propostas!

Programa da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos em Almada 2021

Sabia que...

 

A prevenção de resíduos inclui medidas a adotar antes de uma substância ou produto se transformar em resíduo, com o intuito de reduzir a quantidade e a perigosidade de resíduos produzidos e os consequentes impactes ambientais e custos de eliminação.

Residuos_embalagens
Resíduos da recolha seletiva de embalagens de plástico e metal


Deixamos-lhe algumas ideias de que como poderá dar o seu contributo.

Antes de comprar

  • Avalie as suas necessidades de compra, adquirindo apenas o que necessita (faça listas de compras, não vá às compras com fome, compre a granel)
  • Considere a possibilidade de “compra do serviço” em vez da “compra do produto” – ex. lavagem de roupa vs máquina de lavar ou aluguer vs compra de carro
  • Obtenha o que precisa através de redes formais ou informais de partilha (amigos, bibliotecas, mediatecas, etc.)

Ao comprar

  • Compre produtos mais resistentes/duráveis (ex. lâmpadas com maior tempo de vida útil) – em alguns casos esta informação pode ser consultada nos rótulos
  • Dê prioridade a produtos reutilizáveis ou recarregáveis (ex. loiça não descartável, pilhas recarregáveis, tinteiros recarregáveis). Poderá também ter em atenção se os produtos são recicláveis ou compostáveis
  • Opte por produtos a granel ou com pouca embalagem (evitar sobreembalamento - espaço vazio entre a embalagem e o produto ou embalagens com diferentes materiais (cartão e plástico por ex.)
  • Sempre que possível opte por produtos menos tóxicos (ex. tintas de base aquosa em vez de à base de solventes, composto orgânico em vez de fertilizante químico)
  • Compre produtos em 2ª mão
resíduos_segunda_mao

Usar com consciência

  • Prolongue a vida útil dos produtos reparando e reutilizando
  • Quando já não precisar de algo, e caso esteja em bom estado, ofereça
  • Dê uma nova vida aos objetos que já não utiliza, como roupa ou calçado, transformando-os (Upcycling)

 

Para mais informações sobre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos ou para saber como participar nas atividades a decorrer pelo país consulte o link: https://ewwr.eu/por/

 

Todos os gestos contam!