ewwr
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022

16/11/2022

Entre 19 e 27 de novembro de 2022 assinala-se a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, uma campanha conduzida por autoridades públicas europeias com o objetivo de encorajar todos os tipos de públicos – autoridades públicas, cidadãos, escolas, empresas, associações/ONG’s a organizar e participar em atividades de sensibilização sobre prevenção de resíduos.

Este ano a EWWR foca-se no tema Têxteis Circulares e Sustentáveis, sensibilizando para os impactes ambientais e sociais do setor têxtil e para a necessidade de adoção de hábitos de consumo mais sustentáveis.

De acordo com um estudo recente da UE[1], a indústria têxtil e de vestuário é um dos setores mais poluentes da economia, a seguir à habitação, transportes e alimentação. Os elevados impactes ambientais e sociais deste setor repartem-se pelas suas diversas fases: produção, distribuição, uso e destino final (recolha, triagem, reciclagem e deposição em aterro/incineração de resíduos).

Deste modo, a UE definiu a sua Visão 2030 para os Têxteis:

texteis circulares

Como forma de contribuir para a circularidade e reutilização de produtos têxteis e prevenir a produção de resíduos, a Câmara Municipal de Almada inaugura, durante esta Semana, a sua Loja Circular, no estaleiro municipal de Vale Figueira.

A Loja Circular é um local de partilha sustentável, destinado aos trabalhadores da CMA, onde estes poderão dar e/ou receber roupas e outros bens, contribuindo para aumentar a sua vida útil e reduzir a produção de resíduos.

[1] https://www.eea.europa.eu/publications/textiles-in-europes-circular-economy/textiles-in-europe-s-circular-economy