Skip to main content
Igualdade
Cidadania
Juventude
19 April 2022
19 April 2022 10:30
10:30
12:00
Auditório da Gandaia – Costa da Caparica
VER MAPA

Livres e Iguais, com Carlão

Image
Livres e Iguais, com Carlão
Livres e Iguais, com Carlão - Março À Solta 2022

“Livres e Iguais” é um projeto pedagógico de promoção da Interculturalidade, da autoria do músico Carlão, desenvolvido em parceria com a empresa Betweien, Lda.

Este projeto é direcionado para os alunos e as alunas do 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e trabalha, com o propósito de sensibilizar, mas, essencialmente, acabar, com qualquer tipo de discriminação, fundada no princípio da ignorância e do ódio, que bloqueie a construção de uma sociedade intercultural.

Será apresentado o livro do projeto que aborda a questão do Racismo, da Discriminação Étnica e da Xenofobia, bem como algumas ferramentas de reflexão e autoconhecimento, de enquadramento teórico e jurídico e alguns dados estatísticos. Conta, ainda, com a letra de três temas musicados pelo Carlão sobre cada uma destas temáticas.

Sinopse do livro:

““Livres e Iguais” tem uma missão muito clara: transformar-te num agente ativo na edificação de uma sociedade intercultural, dotando-te das ferramentas que necessitas para derrotar, seja em ti seja nos que te rodeiam, os preconceitos, a ignorância e o ódio injustificado, que alicerçam as atitudes e os comportamentos discriminatórios em função da raça, da etnia e da nacionalidade, os três temas que trabalhamos nesta obra.

Consciente da diferença que encontrarás nos outros, abraçarás a mesma como um dom, uma oportunidade, uma possibilidade de crescimento e empoderamento. A diferença não é inferioridade, não é fraqueza, não é incompetência! A diferença é uma proposta de valor, que, indubitavelmente, enriquecerá a nossa sociedade. Para além da transformação interior, que tão ambicionamos, ajudarás a revolucionar o modo como convivemos com o outro, o outro que não integra o nosso grupo de pertença, acolhendo-o, ouvindo-o, potenciando a sua participação nos processos de tomada de decisão e reconhecendo o valor do seu extraordinário contributo. Assim derrubarás as relações perversas de poder, que têm como único e exclusivo propósito, perpetuar a subjugação da diferença em relação à norma.

“Livres e Iguais” é apenas um ponto de partida. O caminho e a meta da interculturalidade é uma experiência individual num propósito coletivo. Se cada um fizer a sua parte, juntos alcançaremos a justiça para todos e todas, sem exceção! Não ao Racismo! Não à Discriminação Étnica! Não à Xenofobia! Sim à Interculturalidade!”

Consulta AQUI todo o programa do Março À Solta 2022! 
Mais informações para juventude@cma.m-almada.pt.