Os pequenos deputados de Almada voltaram a reunir-se para um momento único de participação. Durante o encontro, os alunos apresentaram ao executivo municipal as suas propostas para ajudar a melhorar o concelho.
Ao longo de 20 semanas, estudantes e professores das 6 escolas participantes desenvolveram trabalhos em torno de temas principais: “A Natureza em Almada”, “Energia e Alterações Climáticas”, “Hábitos de Consumo”, “Cidade Arrumada”, “Resíduos e Água” e “Em Movimento”.
Hoje, deram a conhecer as situações ambientais e sociais que mais os preocuparam e partilharam as suas ideias sob a forma de propostas, apresentadas pelos porta-vozes, e votadas pelos pares.
Promover deslocações curtas em bicicleta, criar jardins e hortas nas escolas, desenvolver ações para ensinar sobre a separação de lixo, tornar parques e escolas mais inclusivos para crianças com mobilidade reduzida, criar uma mascote que ensine a preservar o ambiente e tornar os acessos das escolas mais seguros, colocando lombas, passadeiras pintadas e iluminadas, foram as propostas eleitas.
A sessão foi conduzida pela presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, e contou com a presença de Teodolinda Silveira, vice-presidente da CMA, e dos vereadores Filipe Pacheco, Francisca Parreira e José Pedro Ribeiro.
Escolas participantes:
- Escola Básica de Santa Maria, Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté;
- Escola Básica Comandante Conceição e Silva, Agrupamento de Escolas António Gedeão;
- Escola Básica Nº 3 da Trafaria, Agrupamento de Escolas da Trafaria;
- Escola Básica Nº 2 Feijó, Agrupamento de Escolas Romeu Correia;
- Escola Básica Vila Nova de Caparica, Agrupamento de Escolas da Caparica;
- Escola Básica N.º 1 Laranjeiro, Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luís Gomes.