Almada
Juventude
7 November 2023

11.ª Edição do Concurso Jovens Talentos de Almada 2023

Se tens entre 12 e 35 anos, vives, estudas ou trabalhas em Almada e queres ver o teu talento reconhecido, já estão abertas as candidaturas para a 11.ª edição do Concurso Jovens Talentos 2023.

Almada, Juventude, Concurso Jovens Talentos, 2023

Este concurso é promovido pela Câmara Municipal de Almada e tem como objetivo incentivar, reconhecer e distinguir os projetos e o percurso de jovens almadenses.

Até 21 de novembro, podem candidatar-se jovens entre os 12 e os 35 anos (inclusive), individualmente ou em grupo, residentes, estudantes, trabalhadores ou que desenvolvam atividade relevante no concelho de Almada.

Para formalizar a candidatura devem consultar as Condições de Participação e preencher o formulário.

Categorias a concurso

- Prémio Almada Artes: valoriza percursos ou projetos de jovens com desempenhos artísticos relevantes, bem como ações meritórias nas áreas da cultura, das artes visuais, performativas, de multimédia entre outras, onde se evidencie a criatividade.

- Prémio Almada Cidadania: reconhece percursos ou projetos promovidos por ou para jovens, com ações relevantes na comunidade que desenvolvam projetos onde estejam presentes valores como a cidadania, solidariedade e voluntariado, que revelem princípios cívicos promotores da consciência social, ambiental e de uma vida saudável.

- Almada Sustentabilidade e Inovação: reconhece percursos ou projetos de jovens na inovação tecnológica e/ou que promovam uma maior e melhor consciencialização ambiental, baseados no equilíbrio entre economia, ambiente e sociedade, com vista à realização de projetos sustentáveis;

- Prémio Almada Desporto: reconhece o percurso individual ou coletivo de uma performance desportiva de mérito ou de um percurso desportivo que tenha impulsionado de forma relevante o desenvolvimento desportivo.

- Prémio Almada Empreendedorismo: reconhece percursos ou projetos empreendedores de jovens, que através de suas iniciativas inovadoras, demonstrem a sua ação no sentido da promoção do desenvolvimento social: empreendedorismo social e/ou empreendedorismo económico, criação do seu próprio emprego/empresa ou atividade empresarial de relevância.

- Prémio Almada Cidade Educadora: reconhece um projeto com participação ativa na promoção e disseminação de Almada enquanto Cidade Educadora, através de ações de reconhecimento público nas diversas áreas do conhecimento, da cultura, das realidades e do desenvolvimento social e económico, evidenciando um percurso de cidadania ativa com participação democrática representativa no exercício de direitos e deveres, junto da comunidade

Dentro de cada categoria a concurso existe ainda um Prémio Jovem Promessa, que premeia até cinco candidaturas, quando se reconhece manifestamente nos jovens, evidências de talento promissor - independentemente da sua idade, percurso trilhado ou consagração pública – e em que o mérito sobressaia nas categorias a concurso ou revele margem de progressão e ascendência. Divide-se em: Categoria Artes; Categoria Cidadania; Categoria Ciências e Tecnologia; Categoria Desporto e Categoria Empreendedorismo.

Valores dos prémios:
- Prémio Almada Sustentabilidade e Inovação  500,00€ (Quinhentos Euros);
- Prémio Almada Jovem Promessa Ciência e Tecnologia  250,00€ (Duzentos e Cinquenta Euros);
- Prémio Almada Artes  500,00€ (Quinhentos Euros);
- Prémio Almada Jovem Promessa Artes  250,00€ (Duzentos e Cinquenta Euros);
- Prémio Almada Empreendedorismo  500,00€ (Quinhentos Euros);
- Prémio Almada Jovem Promessa Empreendedorismo  250,00€ (Duzentos e Cinquenta Euros);
- Prémio Almada Desporto  500,00€ (Quinhentos Euros);
- Prémio Almada Jovem Promessa Desporto  250,00€ (Duzentos e Cinquenta Euros);
- Prémio Almada Cidadania  500,00€ (Quinhentos Euros);
- Prémio Almada Jovem Promessa Cidadania  250,00€ (Duzentos e Cinquenta Euros).

Mais informações:
juventude@cm-almada.pt