Almada
23 February 2023

12 alunos apurados para representar Almada na fase Intermunicipal do CNL

Três finalistas de cada ciclo de ensino, num total de 12 alunos, foram apurados esta tarde, na Biblioteca Municipal Almada - Fórum Municipal Romeu Correia, para representar o concelho de Almada na Final da Área Metropolitana de Lisboa, da 16ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). A vice-Presidente da CMA, Teodolinda Silveira, participou na entrega de prémios e sublinhou a importância do concurso, afirmando que “ler é dar asas para o mundo e levar a alma a passear”.

12 alunos apurados para representar Almada na fase Intermunicipal do CNL

O Coordenador Interconcelhio para as Bibliotecas Escolares, João Paulo Proença, a escritora Maria João Freitas, e o escritor Bruno M. Franco, constituíram o júri que avaliou a Prova de Palco desta Fase Municipal do CNL.  Note-se que, nesta etapa das provas de âmbito municipal, participaram os 108 melhores alunos selecionados entre cerca de 1300 crianças dos diferentes ciclos de ensino, que participaram na Fase Escolar.

Estimular o gosto e o prazer da leitura dos alunos do Ensino Básico e Secundário, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura são os principais propósitos do CNL.

A 16.ª edição do CNL teve início a 12 de outubro de 2022 e decorre até 3 de junho de 2023 e dirige-se a alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Secundário de escolas agrupadas e não agrupadas. Está, assim, concluída, a Fase Escolar/Municipal. Segue-se a Fase Intermunicipal, a 20 de abril e, para terminar, a Fase Nacional.

Lista de alunos que vão representar o concelho de Almada na fase seguinte do CNL – Fase Intermunicipal – Área Metropolitana de Lisboa (20 de abril):

1º Ciclo

- Daniel Sousa, EB Presidente Maria Emília (AE Daniel Sampaio);

- Martim Sequeira, EB Vale Rosal (AE Daniel Sampaio)

Leonor Filhó, EB Vale Flores, (AE Romeu Correia).

2º Ciclo

Letícia Gaspar, EB Alembrança (AE Romeu Correia);

- Henrique Silva Fernandes, EB Alembrança (AE Romeu Correia);

- Maria Rodrigues, EB Vale Rosal (AE Daniel Sampaio).

3º Ciclo

Júlia Câncio, EBS Fernão Mendes Pinto;

Laura Esteves, EBS Emídio Navarro (AE Emídio Navarro);

- Ana Beatriz Silveira, EBS Prof. Ruy Luís Gomes (AE Prof. Ruy Luís Gomes).

Ensino Secundário

- Pedro Moraes, ES Fernão Mendes Pinto;

- Jéssica Silva, EBS António Gedeão (AE António Gedeão);

- Beatriz Viegas, EBS Monte de Caparica (AE Caparica).