Bibliotecas
27 May 2023 11:00
Biblioteca Municipal José Saramago
VER MAPA

14º Aniversário da Biblioteca José Saramago, 2023 “Meditando nas palavras”

Bibliotecas

A Biblioteca José Saramago, sendo uma biblioteca pública, tem um papel importante como espaço público, de encontro, de conhecimento e informação, de fruição cultural, de saberes e vivências.
Vamos assinalar o 14º aniversário da biblioteca entre os dias 23 e 27 de maio, potenciando vivências diferenciadoras e multidisciplinares do livro, da leitura e das literacias para os vários públicos, abrangendo as várias faixas etárias.

Dia: 27 de maio
Horário:11h00
Local: Sala de atividades

Hora do conto “Ao toque da palavra”, com Rosa Gonçalves
Narração oral de contos tradicionais ao toque do adufe com pezinho no cancioneiro popular. É um passeio narrativo onde reina a liberdade para se sonhar e ser tudo!...Pitos pelanudos, ribeiras cantadeiras, laranjinhas mágicas e lobos ferozes e vorazes!

Rosa Gonçalves, licenciada em humanidades, sempre se cercou da palavra contada, cantada, declamada, que tão bem alimenta a liberdade de voar, mergulhar, florir ou trovejar e ventar!
Em pé coxinho saltitou no jornalismo e no ensino e lá poisou na narração. Com a pós-graduação em “Arte de contar estórias” do ISEC, e o curso de contadores de histórias da Escola de Teatro Evoé, tem participado em encontros de narração oral, como Read On, Rio de Contos, Mostra Internacional de Teatro (MIT), Festival Ouvidoria, Festival Contamina, entre outros. Também dinamiza o projeto Contos d'Algibeira e o festival PenamaContos. É ainda autora dos livros de contos tradicionais “Estes é que são os contos, estes contos é que são”, e “Dois contos maravilhosos e uma macacada” editados pelo município de Penamacor.

Duração: 45 m
Público-alvo:  crianças a partir dos 3 anos
Lotação máxima: 12 famílias (máximo 24 participantes)

Dia: 27 de maio
Horário:16h00
Local: Sala de atividades

“Monstros na Tua cabeça”, oficina de pintura interativa com a criação de monstros imaginários, com Ivan Nascimento
O Projeto Monstros da Tua Cabeça foi pensado com objetivos muito específicos e intrinsecamente ligados aos valores, ao sonho, à consciência humana, ao subconsciente, às dúvidas, aos medos entre outras coisas que mexem com o intelecto e que nos transformam enquanto seres humanos. A atividade pretende gerar o diálogo entre os membros da família e entre famílias, sobre possíveis monstros que habitem as suas vidas, a forma de os ultrapassar. Cada família será convidada a descrever e refletir sobre as particularidades mentais de um possível monstro e, após essa reflexão, serão desafiados a explorar as características físicas e a dar lhe vida desenhando-o.

Ivan Nascimento, é licenciado em promoção artística e património, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Estágio no Museu da Cidade de Almada enquanto componente prática da Licenciatura) em 2008, e Pós-Graduação em Educação e Sociedade, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa em 2012.
Tendo desenvolvido o gosto pelas artes desde cedo, tem feito inúmeras exposições quer a nível nacional quer a nível internacional.
Venceu o Prémio Almada Jovem Talento 2009 na categoria “Almada Terra do Conhecimento”.

Duração: 90m
Público-alvo:  crianças a partir dos 5 anos
Lotação máxima: 5 famílias (máximo 10 participantes)

Dia: 27 maio