Dirigido a pessoas com deficiência/necessidades educativas especiais e pessoas com experiência em doença mental, o Concurso “Arte e Criatividade”, promovido pela CMA, conta já com 31 edições e está integrado nas comemorações, em Almada, do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro).
A presidente Inês de Medeiros e a vereadora Maria Teodolinda Silveira estiveram presentes na inauguração da exposição e entrega dos certificados de participação aos 20 artistas selecionados. “Este ano contámos com uma participação extraordinária de 102 trabalhos, vindos de diferentes pontos do país, que envolvem escolas, instituições, mas sobretudo artistas”, disse a presidente da CMA, Inês de Medeiros, dando os parabéns a todos os participantes. “Sim há diferenças, não somos todos iguais, mas todos temos as mesmas capacidades e o mesmo direito de nos exprimir com a mesma intensidade. E é isto que a arte faz, é isto que a cultura faz, é a demonstração das capacidades que às vezes não conseguimos ver num primeiro instante. Parabéns a todos os artistas, famílias e instituições.”
A vereadora Maria Teodolinda Silveira lembrou que “todos podemos fazer alguma coisa para que estas pessoas possam ser mais felizes, mais integradas”, e que “possam ter um espaço para demonstrar as suas capacidades”. Aliado ao concurso desenvolveram-se ainda as “Oficinas Criativas”, que decorreram a 5 e 12 de novembro no Museu de Almada – Casa da Cidade, dinamizadas pela Fundação AFID Diferença e abertas a pessoas com deficiência, e a alunos de agrupamentos de escolas locais, que resultaram num trabalho conjunto que também está em exposição, juntamente com as 20 obras selecionadas no concurso.
As obras podem ser vistas até 15 de dezembro, no átrio do Fórum Municipal Romeu Correia. A entrada é livre.
Concurso Arte e Criatividade – obras selecionadas:
1° Grupo – Até aos 12 anos
- Cesar Madiba Cadorme – “Cacilheiro”
AE Prof. Ruy Luis Gomes – Unidade de Ensino Estruturado da EB1 Alexandre Castanheira
- Liana Augusto – “Outono”
AE Emídio Navarro
- Nelson Carvalho – “A luz das minhas pequenas mãos”
AE Daniel Sampaio – Unidade de Apoio Especializado da EB Vale Rosal
2° Grupo – Dos 13 aos 16 anos
- Kauan Medeiros – “Kind Doran – o dragão das seis cabeças”
CERCISA
- Talles Loureiro – “Auto-retrato”
AE Emídio Navarro
- Luis Amorim – “A música é uma teia de aranha”
AE Daniel Sampaio – EB Vale Rosal
- Felipe Costa – “Frida Kahlo”
AE Emídio Navarro
3° Grupo – Dos 17 aos 21 anos
- Ana Rita Silva – “Camões”
Fundação AFID Diferença
- Iara Manuel – “As pedras da calçada”
Associação AlmaSã
- Iara Manuel – “Lisboa é linda”
Associação AlmaSã
- Lídia Ricardo – “Pai”
CERCISA
4º Grupo - A partir dos 22 anos
- Ana Rita Pimenta – “Jacaré”
Fundação AFID Diferença
- Cândido Silva – “Terra das cores”
Obra Social do Pousal - SCML
- Miguel Ângelo Tintas – “Porta da revolução”
Fundação AFID Diferença
- Pedro Almeida – “O peixe penicheiro”
Cercipeniche
Tomás Garrão – “Aldeia”
Fundação AFID Diferença
Coletivos
- Associação AlmaSã – “500 anos de Camões”
- Associação AlmaSã – “O dia 25 de Abril”
- CEDEMA – CACI Ameixoeira – “Bailarina”
- GIRA – “Máquina de costurar sonhos”
Oficinas Criativas
Agrupamento de Escolas Elias Garcia
Escola Básica 2º, 3º ciclo do Monte de Caparica
Agrupamento de Escolas António Gedeão
Escola Básica Laranjeiro nº 3
Escola Básica Comandante Conceição e Silva