Skip to main content
Intervenção social
3 December 2025

36.º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança assinalado com debate sobre igualdade

No dia 3 de dezembro, o Auditório da Junta de Freguesia de Charneca de Caparica acolheu o encontro “Dos Estereótipos à Igualdade: O que nos falta fazer?”, uma iniciativa integrada no programa de celebração do 36.º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança.

Image
36.º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança assinalado com debate sobre igualdade
Foto: Carlos Valadas | CMA

A sessão marcou o encerramento do projeto “Educar para a Igualdade: Escolhas Livres de Preconceitos”, promovido pela UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, com o apoio da Câmara Municipal de Almada, e desenvolvido ao longo do último ano letivo na Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e na Escola Básica da Alembrança. O projeto procurou desconstruir estereótipos de género e incentivar a participação ativa dos jovens estudantes.

O encontro contou com dois debates, sobre a persistência dos estereótipos de género e a sua presença nas profissões, moderados por alunos envolvidos no projeto e com testemunhos de profissionais que desafiam esses preconceitos: Helena Reys Santos, Capitão-de-Fragata da Marinha Portuguesa, e Ana Sabala, treinadora de futsal no Feijó. 

A manhã terminou com a apresentação dos resultados do projeto pela equipa técnica, a estreia da campanha digital criada pelos jovens e as intervenções finais da UMAR e da CMA.