Proteção Civil
18 October 2021

A Terra Treme – Exercício público de sensibilização para o risco sísmico

Para assinalar o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Almada convida todos (residentes, alunos, trabalhadores e visitantes) a participar no exercício público de Sensibilização para o Risco Sísmico, no próximo dia 5 de novembro, às 11h05.

Image
Proteção Civil

Durante 1 minuto o SMPC apela à participação de todos através da aplicação dos «3 gestos que salvam vidas» – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR –, na data e hora marcada e onde quer que esteja, em casa, na escola ou no local de trabalho.

Participe individualmente ou em grupo nesta iniciativa.

Para mais informação consulte o website dedicado ao programa Terra Treme, onde pode encontrar conteúdos didáticos sobre o risco sísmico, medidas de autoproteção e comportamentos a adotar Antes, Durante e Depois de um sismo.

Todos contam para o sucesso desta iniciativa, partilhe-a e registe-se aqui.

Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

 

Risco sísmico em Portugal Continental

Um sismo é um fenómeno natural suscetível de afetar o território de Portugal Continental. Quando consideramos a totalidade do território, a sismicidade é classificada como relativamente fraca, ao invés, na região de Lisboa e do baixo Tejo, na Península de Setúbal e para Sul, nomeadamente no litoral Alentejano e no Algarve o território apresenta uma sismicidade moderada a forte.

A região de Lisboa já testemunhou no passado fenómenos sísmicos que, com maior ou menor intensidade, nela produziram danos vários, sendo considerado historicamente o terramoto seguido de maremoto registado no dia 1 de novembro de 1755, como o mais marcante e impactante.

 

Mais informação:

http://www.aterratreme.pt/o-exercicio

Folheto Sismos: Prevenção e Autoproteção