Alimentação artificial das praias da Costa da Caparica e de S. João da Caparica
Foi assinado, no dia 13 de agosto, no Posto de Turismo da Costa da Caparica, o auto de consignação da obra de alimentação artificial das praias da Costa da Caparica e de São João da Caparica.
A cerimónia contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado e a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos.
A alimentação artificial de praias na Costa de Caparica é uma obra de proteção costeira e tem como objetivo a proteção de pessoas e bens através da melhoria da proteção da costa contra o desgaste e destruição provocados pela ação dos agentes hidráulicos de erosão.
Com a implementação desta operação, consegue-se que a zona de rebentação da ondulação fique mais afastada da linha de costa, evitando, também, o recuo da linha de costa e a consequente perda de território em termos de área.
O volume total de areias a dragar, transportar e a repulsar para as praias será de 1 000 000 m3, distribuído entre a Nova Praia, a sul do esporão n.º 1 e o final da praia de S. João da Caparica.
O prazo de execução dos trabalhos é de 60 dias e, por motivos relacionados com a operação das dragas e o bombeamento de areias para as praias, só pode realizar-se em período de baixa ondulação (menos de 2 metros) e sempre respeitando as marés. Por isso realiza-se durante os meses de verão.
As praias serão intervencionadas rotativamente, sendo que cada praia só se encerrará por um período curto, permitindo a utilização das praias restantes.
Está previsto começar a empreitada nas praias da Saúde e Nova, situadas mais a sul e os trabalhos continuarão, depois, para norte; no entanto o calendário final ainda não está estabelecido uma vez que se aguarda o visto do Tribunal de Contas.
O investimento total, realizado em parceria com Administração do Porto de Lisboa S.A., é de cerca de 5,8 milhões de euros (incluindo IVA), e esta intervenção é financiada por fundos comunitários do POSEUR.
Conheça a previsão da calendarização dos trabalhos (folheto disponibilizado pela APA).
APP Info Praia
Para saber quais as praias que estão em trabalhos, pode consultar a aplicação para equipamentos móveis Info Praia, desenvolvida pela APA.
A aplicação é gratuita e está disponível para os sistemas operativos Android (Play Store) e iOS (App Store).
Mais informações
Agência Portuguesa do Ambiente