Skip to main content
14 June 2025

Almada acolhe lançamento do livro “Venham Mais Cinco”

O segundo momento do lançamento do livro “Venham Mais Cinco - O Olhar Estrangeiro sobre a Revolução Portuguesa 1974 – 1975” aconteceu este sábado, 14 de junho, no Parque Empresarial da Mutela, em Almada.

Image
Raquel França | CMA
Raquel França | CMA

Editado pela Tinta da China, o livro agora lançado reúne 200 fotografias de grande valor histórico, captadas por 30 fotógrafos internacionalmente reconhecidos - nomes como Sebastião Salgado, Guy Le Querrec, Jean Gaumy, Dominique Issermann ou Fausto Giaccone, que estiveram em Portugal durante a revolução dos cravos e o processo de transição democrática. Muitas destas imagens, publicadas na altura em jornais e revistas internacionais, ficaram durante 50 anos inacessíveis ao público português. Pela primeira vez, são reunidas numa edição nacional.

A sessão contou com a presença de Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, Sérgio Tréfaut, curador e organizador do catálogo, Luísa Tiago de Oliveira, consultora histórica da exposição, e Maria Inácia Rezola, comissária executiva das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.

Mais do que um catálogo expositivo, a obra é um documento histórico que cruza o olhar estrangeiro com a realidade portuguesa e oferece uma perspetiva única sobre um dos momentos mais marcantes da história contemporânea do pais. Retrata não apenas a revolução de abril, mas também as lutas sociais, o surgimento de novas formas de poder popular, a independência das ex-colónias e a divisão ideológica que marcou o período entre 1974 e 1975.

A exposição, também com curadoria de Sérgio Tréfaut, é composta pelas mesmas 200 fotografias, em grande formato, dividida em quatro núcleos — A Festa da Liberdade, Novas Formas de Poder, Independências e Um País Dividido. Pode ser visitada até 24 de agosto, de quinta a domingo, das 11h às 19h e tem entrada gratuita.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Almada, a Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril e a Faux.