Skip to main content
Educação
31 May 2020

Almada assinala Dia Internacional da Criança 2020 e reabertura do Ensino Pré-escolar

Almada, Cidade Educadora assinala esta segunda-feira, 1 de junho, o Dia Internacional da Criança. Em 2020, devido à pandemia que atravessamos, o programa de atividades será diferente, mas não menos divertido. O dia fica também marcado pela reabertura do Ensino Pré-escolar.
Cma Logo

Porque importa garantir, todos os dias, os direitos fundamentais das crianças, a Câmara Municipal de Almada (CMA) agendou, para assinalar o Dia Internacional da Criança 2020, um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas que estão disponíveis exclusivamente em formato online.

  

Para o vice-presidente da CMA, João Couvaneiro, esta segunda-feira, 1 de junho, «é o dia em que lembramos todas as crianças, a sua dignidade e o valor da sua condição». Em que celebramos «o direito a uma infância feliz e livre», uma celebração que «ganha uma dimensão única atendendo às circunstâncias excecionais que vivemos».

  

Assinalar o Dia Internacional da Criança

  

O objetivo é que as crianças, sempre com o apoio da família, através do computador ou do telemóvel, possam realizar algumas atividades, como por exemplo, assistir, em vídeo, a Horas do Conto.

  

Para os pais e/ou mães aconselhamos a uma reflexão sobre a importância da escola na defesa dos Direitos das Crianças, a partir de uma mensagem da presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Almada.

  

Almada, Cidade Educadora, tem a certeza de que, neste dia 1 de junho de 2020, o Dia Mundial da Criança será vivido de uma forma diferente, mas não menos divertido.

 

Reabertura do Ensino Pré-escolar

  

E num gesto simbólico, neste Dia Internacional da Criança, a CMA assinala também a reabertura do Ensino Pré-escolar com ações de plantação de árvores nas Escolas Básicas n.º 1 do Monte de Caparica, n.º 1 do Laranjeiro e Centro Paroquial de Vale Figueira.

  

Para o vice-presidente da CMA «o regresso das nossas crianças à escola», cumpre «um dos mais importantes e basilares princípios consagrados na Declaração dos Direitos da Criança, “toda a Criança tem direito à educação”, e hoje garantimos que o cumprimento desse direito não colide com o direito de garantir que cada uma delas se desenvolva com saúde».

  

Dia Internacional da Criança 2020 / Reabertura do Ensino Pré-escolar

  

Programa

  

- «A importância da escola na defesa dos Direitos da Criança»

Cristina Marques, presidente da CPCJ de Almada

Duração: 2 minutos

Assistir

  

- «Escutar a Cidade para a Transformar – Direitos das Crianças e Participação – Contributos para a transformação da Cidade»

O programa «Escutar a Cidade para a Transformar - Direitos das Crianças e Participação – Contributos para a transformação da Cidade», que decorreu em novembro de 2019, culminou na apresentação «Escutar a Cidade para a transformar» e do livro «A Cidade dos Direitos», ilustrado pelas crianças do Ensino Pré-escolar, resultado da participação ativa das crianças, do trabalho coletivo das IPSS, e da articulação entre a CMA, a CPCJ e as Instituições do concelho. É intenção dar continuidade e intensificar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido tendo sempre por princípio a participação ativa das crianças, a promoção e defesa dos seus direitos.

  

- Assistir Escutar a Cidade para a Transformar

  

- Assistir A Cidade dos Direitos

  

- Hora do Conto «A Tua Canção»

De Inês Castel-Branco

Por Sofia Rodrigues

Público-alvo: crianças do Pré-escolar

Duração: 10 minutos

Assistir

  

Um livro que dá a conhecer uma extraordinária lenda africana. Diz a lenda que numa tribo de África, quando uma mulher sabe que está à espera de um filho, apressa-se a dizê-lo às outras mulheres. Elas acreditam que cada pessoa tem uma canção só sua, a «Canção da Vida». Por isso, passados alguns dias, logo pela manhã, entram na selva para descobrirem, juntas, a canção do novo ser. Um conto para nos lembra que, antes de chegarmos a este mundo, já éramos esperados, sonhados, amados. E que cada ser tem uma canção, um nome, uma vibração especial que o torna único.

  

- As ilustrações, com técnica mista, ajudam a recriar um ambiente tipicamente africano.

  

- O guia de leitura, escrito por Xavier Melloni, é um convite a pensar questões como o próprio nascimento, a família e as «tribos», às quais se pertence, e também a maneira como a comunidade reage diante da transgressão das normas.

  

- Hora do Conto «Papá das Pernas Longas»

De Nadine Brun-Cosme

Ilustração de Aurélie Guillerey

Por Filipa Pereira e Rita Morais

Público-alvo: crianças do Pré-escolar

Duração: 10 minutos

Assistir

  

Uma manhã, o carro do pai teve problemas para começar a andar. O pai leva o Mateus ao infantário, mas este fica preocupado a pensar que o carro pode não funcionar à hora de o ir buscar. O pai começa então a derrubar os medos de Mateus apresentando uma série de sugestões cada vez mais criativas para modos alternativos de transporte – de um trator a um dragão, um urso polar a um barco a remos. Mas, se tudo mais falhar, ele virá a pé, porque para ir buscar o Mateus, as pernas do pai nunca estarão muito cansadas.

  

- Hora do Conto «O monstro das cores vai à escola»

De Anna Llenas

Por Filipa Pereira e Rita Morais

Público-alvo: crianças do Pré-escolar

Duração: 10 minutos

Assistir

  

O Monstro das Cores continua a explorar as suas emoções. Como se sentirá no seu primeiro dia de escola? Muitas aventuras e novos amigos esperam pelo nosso amigo Monstro das Cores. Em cada página vamos acompanhá-lo na descoberta das novas rotinas, espaços, dinâmicas de escola e conhecermos os seus novos colegas. Vais gostar da experiência, Monstro? Com certeza que sim.

  

Uma Mão Cheia de Contos – Rede Municipal de Bibliotecas

  

- Hora do Conto «A Árvore Generosa»

De Shel Silverstein

Por Telma Marreiros

Público-alvo: crianças do Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

Duração: 10 minutos

Assistir: www.flickr.com/photos/bibliotecasalmada/

  

Era uma vez uma árvore que tudo dava a um menino. Os seus ramos, a sua sombra, os seus frutos. Entretanto o menino cresceu e a árvore apenas servia os interesses deste menino. Mas a sua generosidade não tem fim. Vem descobrir de que forma a árvore partilhou tudo o que tinha e ficou feliz. E vocês, como é que podem ser generosos?

  

- Hora do Conto «Amigos»

De Eric Carl

Por Cláudia Pulquério

Público-alvo: crianças do Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

Duração: 10 minutos

Assistir: www.flickr.com/photos/bibliotecasalmada/

  

«Amigos» é a história de uma grande amizade entre duas crianças que partilham jogos e confidências… até ao dia em que a distância as separa. A partir desta referência vital, o autor propõe uma viagem através de diversos cenários da natureza, que refletem a expressão artística das emoções.

  

- Hora do Conto «O cato quer mimos»

De Ana Ventura

Por Ana Figueiras

Público-alvo: crianças do Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

Duração: 10 minutos

Assistir: www.flickr.com/photos/bibliotecasalmada/

  

Este é um livro muito especial sobre um Cato que se sente muito sozinho! Ele precisa de mimos... tal como todas as crianças. Mas quem é que consegue abraçar um cato cheio de picos? Muitos vão ser os amigos que vão conseguir transformar a vida do cato. Uma história que nos mostra o valor da amizade e da alegria, e de como podemos todos viver em harmonia, respeitando as diferenças. 

  

- Hora do Conto «A que sabe a Lua?»

De Michael Grejniec

Por Paula Salema

Público-alvo: crianças do Pré-escolar

Duração: 10 minutos

Assistir: www.flickr.com/photos/bibliotecasalmada/

  

Há já muito tempo que os animais desejavam averiguar a que sabia a Lua. Seria doce ou salgada? Só queriam provar um pedacito. À noite, olhavam ansiosos para o céu. Esticavam-se e estendiam os pescoços, as pernas e os braços, tentando alcançá-la. Quem não sonhou alguma vez em dar uma trincadela na Lua? E foi precisamente este, o desejo dos animais desta história. Só queriam provar um pedacinho mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar. Então, a tartaruga teve uma ideia genial: «Talvez entre todos consigamos alcançá-la».

  

- Projeto «Sextas-feiras pelo Futuro… Mãos à Obra»

Almada lançou o Projeto «Sextas-feiras pelo Futuro… Mãos à Obra» prevendo a plantação de 25 mil árvores, uma por cada aluno do ensino obrigatório, com objetivo de envolver não só os estudantes, mas toda a população, em ações concretas de resposta à emergência climática.

  

Mas devido às contingências, determinadas pela pandemia COVID-19, as ações de plantação ficaram em pausa.

  

A CMA, num gesto simbólico, assinala, a 1 de junho, o Dia Internacional da Criança 2020 e a reabertura do Ensino Pré-escolar, com ações de plantação de árvores nos seguintes locais:

  

- Escola Básica n.º 1 do Monte de Caparica

  

- Escola Básica n.º 1 do Laranjeiro

  

- Centro Paroquial de Vale Figueira

  

Entretanto e enquanto esperamos voltar a por as mãos à obra, todos juntos, há sempre outras ações que podemos fazer a partir de casa, sozinho ou em família. Assim, o Projeto «Sextas-feiras pelo Futuro… Mãos à Obra» e os seus parceiros propõem alguns desafios:

  

- Construção de Caixa-ninho (com a ajuda de um adulto)

Talvez um Chapim-azul (predador da Lagarta do Pinheiro) vá ocupar o ninho que construírem.

Ver como fazer

  

- Como plantar vegetais a partir da semente

A Cláudia do blogue A Senhora do Monte explica como aproveitar as sementes de alguns vegetais para fazer crescer novas plantas, transformando desperdícios da cozinha em recursos para a nossa horta do quintal ou da varanda.

Ver como fazer

 

- Reprodução de árvores de fruto

Reprodução de árvores de fruto, a partir da germinação dos caroços de algumas frutas que comemos em casa.

Juntos, para plantar o futuro!

Ver como fazer

  

- Propagação de ervas aromáticas

O Tiago do blogue A Senhora do Monte ensina a propagar ervas aromáticas.

Ver como fazer

  

Aceitem os desafios no âmbito do Projeto «Sextas-feiras pelo Futuro… Mãos à Obra» e partilhem connosco fotografias das vossas plantas, hortas de varanda ou quintal.

Enviar para mãos-a-obra@cma.m-almada.pt