Câmara Municipal de Almada
Qualidade de Vida
3 June 2023

Almada dá início a projeto-piloto de micromobilidade

Arranca no dia 4 de junho o projeto-piloto de micromobilidade do concelho de Almada. A assinatura dos Protocolos entre o Município e os operadores dos sistemas de trotinetas e bicicletas elétricas partilhadas, que decorreu na manhã de hoje, dia 3 de junho (Dia Mundial da Bicicleta) marca um ponto de viragem na mobilidade do concelho, contribuindo para a consolidação da oferta de modos de deslocação sustentáveis.

Almada dá início a projeto-piloto de micromobilidade

A redução das emissões de gases com efeito de estufa e a neutralidade carbónica, que se pretende alcançar até 2050, irão obrigar à adoção de novos padrões de mobilidade quotidiana, menos suportada no uso do automóvel individual e mais no transporte público e nos modos de deslocação suaves, mais sustentáveis e ativos, como andar a pé, de trotineta ou de bicicleta.

A redução do uso dos veículos motorizados e o aumento dos modos ativos promove a prática diária de atividade física, beneficia a saúde, aumenta a qualidade do ar que respiramos e reduz a poluição sonora, em particular num concelho como Almada, onde a principal fonte de ruído e de poluição atmosférica é o tráfego motorizado.

Cacilhas – Monte de Caparica (junto ao Campus da Faculdade Ciências e Tecnologia) e Trafaria – Costa da Caparica, Estrada Florestal (junto à rotunda de acesso à Estrada das Praias - de acesso à Praia do Rei até à Praia da Bela Vista) foram designadas como áreas de operação deste projeto-piloto, que terá os seguintes operadores dos sistemas de trotinetas e bicicletas partilhadas: BIRD (www.bird.co),  BOLT (www.bolt.eu/pt-pt/),  LIME (www.li.me/pt-pt) e  WHOOSH (www.whoosh.bike/pt)

Conheça aqui todas as informações sobre este projeto.