Skip to main content
Segurança
29 May 2019

Almada participa no Exercício Europeu de Proteção Civil

O Município de Almada participa no Exercício Europeu de Proteção Civil Cascade’19 que decorre entre 28 de maio a 1 de junho. Este é o maior exercício de sempre em território nacional. Até 31 de maio serão testados procedimentos planeados, a fim de prevenir ocorrências reais.
Cma Logo

Portugal está a realizar, entre 28 de maio e 1 de junho, o Exercício Europeu de Proteção Civil Cascade’19.

 

Organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM) e cofinanciado pela União Europeia, o Exercício Cascade’19 mobiliza mais de 3600 operacionais de várias entidades nacionais, das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, em cerca de 20 localidades dos distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal, abrangendo mais de 60 cenários distintos.

 

Participam também equipas de cinco países europeus (Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França).

 

Em Almada, o primeiro dia de exercício decorreu no dia 29 de maio, com cenários decorrentes de evento sísmico na zona da Fonte da Telha, Quinta do Robalo e na Ribeira da Foz do Rego.

 

No dia 30 de maio foram também realizadas ações de avaliação e reconhecimento para planeamento da resposta de salvamento e socorro a dar em cenário de emergência sísmica.

 

O Simulacro Cascade'19 testa a interoperabilidade de todos agentes de Proteção Civil com objetivo de melhorar os procedimentos definidos e regulamentando a nível local, municipal, distrital, nacional e internacional.

 

Esteja atento

 

Ao longo do dia 30 de maio, irá registar-se uma movimentação de viaturas de emergência, especialmente durante a manhã por todo o concelho e durante a tarde e noite na zona envolvente à Margueira, em Cacilhas.

 

Mais informações e acompanhamento do Exercício

  

www.cascade2019.pt