Skip to main content
Cidadania
Educação
Juventude
Participação
5 May 2022

Almada reúne primeira Assembleia Municipal Jovem

A pandemia tentou, mas não conseguiu silenciar a voz dos alunos do concelho, que pela primeira vez vão reunir-se na Assembleia Municipal Jovem (AMJA). Será dia 11 de maio, às 17h30, na Sala Pablo Neruda.

Image
Assembleia Municipal Jovem de Almada

Depois de dois anos de adiamento, forçado a Assembleia Municipal Jovem de Almada vai avançar. Com este órgão, a CMA pretende incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, valorizar o seu contributo e fazer ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político local.

Nessa tarde, 10 jovens eleitos pelos seus pares em escolas secundárias, vão apresentar as suas propostas, redigidas com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pelas Nações Unidas. 

Alunos da Escola Secundária Emídio Navarro e Escola Secundária Monte de Caparica, que vão apresentar e defender as suas ideias, para chegar a uma recomendação final.  

A ouvi-los estarão os presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Almada, Inês de Medeiros e José Joaquim Leitão, um representante de cada partido político e os professores e alunos das escolas que aceitaram este convite. 

Um desafio feito às escolas

A formação da AMJA começou em 2019 mas foi travado pela pandemia, que obrigou a reduzir ao máximo as entradas de pessoas externas à escola.  

No ano passado, os técnicos da juventude da CMA conseguiram finalmente fazer 10 sessões de esclarecimento junto dos alunos, nas escolas que aderiram ao projeto.

Depois de espalhar a mensagem a cerca de 450 alunos, nas escolas que conseguiram promover eleições internas, votaram-se as propostas dos mais jovens (ver links) e os representantes na AMJA. 

Propostas da Escola Secundária do Monte da Caparica 

Propostas da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto 

Propostas da Escola Secundária Francisco Simões