Ano Novo no Mundo – Músicas de Celebração
09 jan. (6ª-feira) | Academia Almadense - 21 h
🎶 ✨ Concerto de Ano Novo 2026 🎶 ✨
Neste Ano Novo, Almada transforma-se no palco do mundo, com um concerto especial e feito à medida da cidade. Um concerto que mantém a grandiosidade e a festa da tradição vienense, mas que a reinventa com frescura, diversidade cultural e uma mensagem profundamente humanista. Mais do que um concerto, é uma festa global, um brinde universal, uma experiência imersiva, que junta música, poesia, imagem, dança e virtuosismo num só gesto artístico: celebrar a vida✨, a esperança✨ e a união entre povos✨.
“Ano Novo no Mundo – Músicas de Celebração” 🎶 ✨é um espetáculo que nasce em Almada e se abre ao mundo. Tudo começa com a estreia da “Abertura do Ano Novo para Almada”, obra original composta por André́ M. Santos, inspirada no espírito das aberturas vienenses mas dedicada à cidade e ao seu público. A partir daí, um narrador conduz a viagem: com palavras poéticas e imagens projetadas, leva-nos de país em país, costurando a sucessão de peças numa narrativa envolvente. Cada música deixa de ser apenas um número isolado e passa a ser um capítulo desta grande celebração global. A orquestra viaja da Hungria à Rússia e Europa de Leste, do Fado português ao Flamenco espanhol, de Cabo Verde ao Médio Oriente, da China à Argentina, do chorinho brasileiro à Tarantella italiana, das canções mexicanas a uma Ode à Alegria Multicultural, recriada a partir de Beethoven para este concerto e transformada numa obra original de união cultural.
Para dar corpo e brilho a esta viagem musical, o Concerto de Ano Novo contará com a excelência da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, sob a direção do seu maestro titular Vasco Pearce de Azevedo.
Solistas Convidados
✨ Otto Pereira - Violino 🎶
✨ Paulo Bernardino - Clarinete 🎶
✨ Maria Ana Bobone - Voz Portuguesa 🎶
✨ Ana Firmino - Voz Cabo Verde 🎶
✨ Pedro Santos - Acordeão 🎶
✨ André́ M. Santos - Guitarra e Handpan 🎶
✨ Bruno Almeida - Tenor Lírico 🎶
✨ Marta Chasqueira - Baile Flamenco 🎶
✨ Teresa Macedo – Narração 🎶
Um Ano Novo para todos os povos✨, celebrado em Almada🎶.
A entrada é livre e limitada à capacidade do espaço.
Classificação etária: M/6 anos.
👉 Levantamento de bilhetes: O bilhete é levantado na bilheteira da Academia Almadense, no próprio dia, das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 20h30.
Mais informações:
Divisão de Programação e Atividade Cultural:
☎ 212 724 920 / ✉︎ dpac@cm-almada.pt