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Serviços | Bibliotecas Municipais

Catálogo da Rede Municipal de Bibliotecas

O catálogo disponibiliza um conjunto diversificado de recursos, permitindo a pesquisa nas coleções de todas as bibliotecas da rede e também em coleções específicas. 

Através do catálogo, o utilizador pode gerir a sua área pessoal, sendo possível criar listas de preferências de leitura, reservar documentos para empréstimo, renovar a data de devolução dos documentos emprestados, solicitar o cartão de leitor (através de pré-registo).

O utilizador pode instalar no seu telemóvel a App BookMyne™, que permite o acesso, de forma simples e rápida, ao catálogo da RMBA e aos seus serviços.
 

Empréstimo domiciliário 

O serviço de empréstimo domiciliário encontra-se disponível a todos os utilizadores que possuam cartão de utilizador da Rede Municipal de Bibliotecas de Almada.

Regras de empréstimo domiciliário​​​​​​:
- Empréstimo de 10 documentos por leitor (todos os suportes), durante 30 dias;
- Possibilidade de 2 renovações de 15 dias cada (exceto se o documento estiver reservado).

    
Pode efetuar a renovação dos documentos:
- Por telefone;
- Por e-mail - serv.biblioteca@cma.m-almada.pt;
- Na secção “Login” do Catálogo (http://catalogo.cm-almada.pt);
- Presencialmente.

Devolução de documentos:
Os documentos podem ser devolvidos em qualquer uma das bibliotecas pertencentes à Rede Municipal de Bibliotecas de Almada, independentemente do local onde tenham sido requisitados.

Penalização por atraso na devolução de documentos:
O utilizador é penalizado em 1 dia por cada dia e por cada documento em atraso, até um máximo de 15 dias.

Pedidos de reservas:
- 10 pedidos por leitor;
- Os pedidos têm uma validade de 2 anos.


Levantamento de reservas:
- Prazo para levantamento de reservas: 10 dias.

Danos ou extravio de documentos:
Cada utilizador é responsável pelos documentos por si requisitados. No caso de dano ou extravio de documentos, fica obrigado a proceder à sua reposição por documento igual ou equivalente.

Empréstimo domiciliário de instrumentos musicais

A aquisição de um instrumento musical nem sempre é compatível com o orçamento das famílias, ou ainda que o seja, estas têm o receio que seja um investimento infrutífero por falta de aptidão musical, ou interesse e esse instrumento seja posto de parte, preferem, portanto, não o fazer à partida.
Com o serviço de empréstimo de instrumentos por parte da biblioteca, os interessados podem experimentar gratuitamente, receber orientações iniciais por meio de manuais explicativos e, posteriormente, tomar uma decisão informada sobre a compra de um instrumento próprio. Isso proporciona uma oportunidade inclusiva para dezenas ou centenas de pessoas descobrirem suas habilidades musicais.

1 – Quem pode requisitar instrumentos musicais?
O serviço de empréstimo de instrumentos musicais está disponível para utilizadores da Rede de Bibliotecas Municipais de Almada (RBMA), com o cartão atualizado e sem penalizações.

2 – Quais são as normas para o empréstimo de um instrumento?
É necessário que o utilizador assine um termo de responsabilidade no ato do empréstimo, comprometendo-se a fazer bom uso do instrumento e a devolvê-lo em perfeito estado.
Para utilizadores menores de 16 anos, o termo de responsabilidade deve ser assinado pelos pais ou tutores.

3 – Quais os instrumentos disponíveis para empréstimo?
A biblioteca possui os seguintes instrumentos:

•    1 Cajón
•    1 Guitarra clássica 3/4
•    1 Guitarra clássica 3/4 (esquerdino)
•    2 Ukuleles soprano
•    2 Guitarras clássicas 4/4
•    1 Bandolim
•    1 Guitarra elétrica
•    1 Teclado digital de 5 oitavas
•    1 Guitarra acústica (cordas de aço)
•    1 Violino 4/4 

* Todos eles com material acessório obrigatório (estojos de transporte), e outro passível de ser requisitado ou não, conforme preferência (afinadores digitais, suportes, alsas, amplificadores, etc.)

4 – Qual é a duração do empréstimo e posso renová-lo?
O período de empréstimo é de 15 dias, com a possibilidade de mais duas renovações de 15 dias, desde que não hajam reservas pendentes para o instrumento. 
A renovação pode ser feita online através da “Minha Conta” no Catálogo da Biblioteca antes do término do prazo. Poderá voltar a requisitar o instrumento após devolução atempada, desde que este não esteja reservado.

5 – Onde posso levantar e devolver os instrumentos musicais?
Os instrumentos devem ser levantados e devolvidos unicamente na Biblioteca José Saramago no Feijó, no balcão de empréstimo e durante o horário de funcionamento da biblioteca.
 

Consulta presencial 

As bibliotecas disponibilizam espaços onde pode estudar, trabalhar , consultar localmente as coleções, solicitar apoio à pesquisa. 

Serviço de apoio a bibliotecas escolares (SABE) 

Apoiamos a rede concelhia de bibliotecas escolares, através da realização de atividades e projetos conjuntos, trabalho especializado  na área de tratamento técnico e organização das coleções e espaços. 

Serviço para bebés

O serviço  Miminhos e Leituras enquadra-se no programa de promoção do livro e da leitura da Rede Municipal de Bibliotecas de Almada e tem como objetivo dar resposta às inúmeras famílias, com crianças entre os 0 e os 36 meses, que procuram a Biblioteca como espaço de acolhimento nas suas mais diversas vertentes.

Com estas atividades pretendemos promover o desenvolvimento do domínio sócio afetivo e psicomotor da criança, fortalecer o vínculo bebés/pais/cuidadores e formar as famílias sobre e para a importância da aquisição de competências de leitura desde tenra idade.

 

Vem conhecer a biblioteca - Visitas guiadas

As visitas têm como objetivo dar a conhecer o funcionamento da biblioteca, os serviços que esta disponibiliza e como utilizar os seus recursos.

Formação de utilizadores em literacia digital (ILD@)

Disponibilizamos formação para público sénior com o objetivo de aquisição e desenvolvimento de competências em literacia digital, utilização de recursos digitais e serviços do governo eletrónico, e pesquisa de informação dos recursos da biblioteca. 

Atividades culturais 

Realizamos e acolhemos atividades  culturais  nos espaços polivalentes das bibliotecas municipais. Participamos em atividades e projetos  transversais que envolvem vários serviços municipais. Consulte a nossa programação  

Promoção do livro e da leitura 

Realizamos atividades semanais para escolas, em formato online e para famílias aos sábados, em formato presencial. Disponibilizamos também contos online para o público famílias e sénior. 

Internet e computadores 
  • Acesso gratuito  à Internet e a computadores da rede fixa, por marcação;
  • Acesso à Internet gratuito por um período de 1 hora através dos computadores disponíveis;
  • Acesso a programas Office gratuito por um período de 2 horas através dos computadores disponíveis.
Acesso a redes Wi-Fi
  • Almada-WiFi  (acesso livre)
Reprodução de documentos

Pode realizar a reprodução e digitalização de documentos, em regime de self service . Para este fim deve possuir um cartão de leitor com possibilidade de carregamento com um valor por si definido. A digitalização é um serviço gratuito. O preço de reprodução de documentos é o que consta na Tabela de Taxas e Preços da C.M.A.  

Bibliotecas Fora de Portas
Biblioteca fora de portas

A Rede Municipal de Bibliotecas de Almada disponibiliza um serviço de empréstimo de livros, a partir da Biblioteca Central - Fórum Municipal Romeu Correia, onde leva os livros aos leitores que estejam impossibilitados de se dirigir presencialmente às nossas bibliotecas.

Condições de acesso ao serviço:

  • Moradores do concelho de Almada;
  • Possuir cartão da biblioteca.

Para usufruir do empréstimo ao domicílio poderá utilizar uma das seguintes formas:

  • Reservar o documento através do catálogo online da Rede Municipal de Bibliotecas em https://catalogo.cm-almada.pt/ ;
  • Fazer o pedido através do e-mail bibl.mun.alm@cma.m-almada.pt ;
  • Contactar a Biblioteca Central – Fórum Municipal Romeu Correia através do telefone 212 724 920, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.  

Nos pedidos realizados através de e-mail e telefone, deve indicar:   

  • Nome completo; 
  • N.º do cartão de utilizador da biblioteca;
  • Morada; 
  • Contacto telefónico; 
  • Os documentos que pretende requisitar.  

Após a receção dos pedidos, os utilizadores serão contactados telefonicamente para confirmação da disponibilidade dos livros e agendamento da sua entrega.

As entregas serão asseguradas pelos técnicos das bibliotecas.

Pergunte! A Biblioteca responde...

Para garantir maior proximidade da Rede Municipal de Bibliotecas junto do público, disponibilizamos um serviço de atendimento e referência à distância, assegurando resposta no prazo de 48h úteis. Dúvidas sobre como se inscrever na biblioteca, apoio à pesquisa bibliográfica no catálogo online, informação sobre as coleções e sua utilização, identificação de fontes de informação, são algumas das áreas abrangidas por este serviço.

Disponível em: https://rbma.cm-almada.pt/catalogo/


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APP BookMyne 4.0 - Catálogo para dispositivos móveis