Skip to main content

Cada dia é um novo rio, de Pedro Morais

 Pedro Morais, Traçado / Oval das mãos. Imagem: cortesia do Banco de Arte Contemporânea
Pedro Morais, Traçado / Oval das mãos. Imagem: cortesia do Banco de Arte Contemporânea

Com documentação cedida pelo Banco de Arte Contemporânea, Cada dia é um novo rio reúne materiais pertencentes ao espólio de Pedro Morais, em particular ao núcleo relacionado com a experiência pedagógica Atelier Livre AT.RE, desenvolvida entre 1979 e 1994.

Artista plástico e figura singular da arte contemporânea portuguesa, Pedro Morais desenvolveu uma prática artística e pedagógica marcada pela atenção ao fazer, ao tempo e à transformação. Os materiais agora reunidos permitem aproximar o Atelier Livre enquanto espaço de experimentação e liberdade, onde a criação artística se articulava com formas de partilha, experiência e pensamento em comum.

A exposição procura ativar, a partir do arquivo, um campo de relações entre documentos, processos e modos de transmissão. Cada dia é um novo rio propõe uma leitura em movimento, onde cada sinal abre uma nova possibilidade de encontro.

 

Consulte aqui a Folha de Sala da exposição.

Exposição patente de 18 de julho a 22 de novembro de 2026, na Sala de Leitura do Centro de Documentação e Investigação Mestre Rogério Ribeiro, Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea.