Almada
Assembleia municipal
16 October 2021

Cerimónia de instalação dos Órgãos Municipais de Almada

Inês de Medeiros já tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Almada para o mandato 2021-2025.

instalação órgãos municipais

A cerimónia de instalação da Assembleia Municipal de Almada (AMA), enquanto órgão deliberativo, e da Câmara Municipal de Almada (CMA), enquanto órgão executivo, para o mandato 2021-2025, realizou-se este domingo, dia 16 de outubro de 2021, num Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, completamente esgotado.
Em resultado do ato eleitoral do dia 26 de setembro de 2021, Inês de Medeiros foi reeleita presidente da Câmara Municipal de Almada.
Também no dia 16 de outubro, teve lugar a primeira reunião de funcionamento da AMA. José Joaquim Leitão assumiu funções enquanto presidente, tendo sido eleitos Paulo Viegas, como 1.º secretário da mesa, e Ana Paula Silva, como 2.ª secretária da mesa.

A presidente de todos os Almadenses
Na sua intervenção Inês de Medeiros, presidente da CMA, confidenciou que «é com redobrada emoção e sentimento de responsabilidade que estou aqui, novamente, a assumir a presidência da CMA», num «novo capítulo na história do poder democrático e autárquico deste território. Um capítulo de uma nova era que começou há quatro anos, a que os Almadenses decidiram, de forma inequívoca, dar continuidade».

Inês de Medeiros deixou também o compromisso de «ser a presidente de todos os Almadenses, independentemente de cores políticas, da idade, da orientação sexual, do género, da raça ou da religião», num «território de muitos», onde «há lugar para todos».

A autarca almadense assegurou que o executivo municipal irá «manter a mesma atitude, a mesma energia e o mesmo inconformismo e resiliência com que sempre pautámos a nossa ação».

Sobre os próximos quatros anos, garantiu que «o projeto político de futuro que nos propomos a implementar é igualmente determinante», não tendo dúvidas de que «Almada é a cidade do amanhã. Este é o lugar do futuro».

A presidente da CMA justifica que estas «não são palavras vãs» porque «têm como pilares projetos, políticas e iniciativas que estão lançadas e que são do conhecimento de todos». «Um dos mais relevantes é… o Innovation District que todos os dias ganha novos avanços». São também exemplos o Instituto de Arte e Tecnologia, na Trafaria, ou as grandes apostas na mobilidade e na sustentabilidade. «A partir de junho de 2022, iremos contar não só com o reforço de 40% da oferta, como teremos mais 34 carreiras, 22 municipais e 12 intermunicipais, graças ao diagnóstico e plano feito pela CMA».

Outros exemplos são «a modernização e a ampliação do Transpraia à Trafaria, a requalificação da frente urbana e de praias da Costa de Caparica, com as tão desejadas reabilitações em curso da Estrada Florestal, Avenida do Mar e Fonte da Telha e com a recuperação e valorização dos corredores ecológicos, através da criação de um Corredor Verde ao longo do IC20» ou a «expansão do Metro Sul do Tejo até à Costa de Caparica».

Inês de Medeiros lembrou ainda que no «nosso projeto de revisão do Plano Diretor Municipal, aprovado no mandato que agora termina… está também prevista a criação de canais para a nova travessia do Tejo, a criação de um porto de pesca na Trafaria e porto de recreio em Porto Brandão e Cova do Vapor, entre mais de 50 outros projetos estruturantes para este Município».

A autarca almadense afirmou ainda que «iremos avançar com a criação da Polícia Municipal e a construção do Centro de Recolha e Bem-estar Animal».

A finalizar a sua intervenção, Inês de Medeiros afiançou que «o nosso desígnio só pode ser um: continuar a cumprir o potencial de Almada para se tornar no melhor concelho para viver, trabalhar, visitar e investir na Área Metropolitana de Lisboa», afirmando que «iremos assumir a posição estratégica de Almada e puxar para nós mais responsabilidades, mais visibilidade e uma posição cada vez mais central e decisiva a nível metropolitano, regional e nacional».

«No passado dia 26 de setembro, Almada escolheu-nos. A todos sem exceção. Saibamos agora corresponder ao elevado grau de exigência a que seremos submetidos… o meu foco será apenas um: colocar toda a minha energia para continuar a fazer história e robustecer o orgulho de quem escolhe Almada. Por inteiro, Todos os dias», concluiu Inês de Medeiros.

Para ver ou rever a cerimónia de instalação da AMA e da CMA clique em https://youtu.be/FY6pIO-YWDE

Eleições Autárquicas 2021 – Resultados Câmara Municipal de Almada

Votantes – 46,56% (Inscritos – 151 953 | Votantes – 70 743)

PS – 39,87% (28 203 votos) – 5 mandatos (Inês de Medeiros, Teodolinda Silveira, José Pedro Ribeiro, Francisca Parreira e Filipe Pacheco)