Os capacetes entregues pela CMA, próprios para uso no interior de edifícios e outro tipo de infraestruturas, são mais modernos e confortáveis, e vêm substituir os equipamentos antigos.
A entrega de capacetes aos Bombeiros Voluntários de Cacilhas faz parte de um contrato programa, também celebrado com os Bombeiros Voluntários de Almada e da Trafaria, que apoia a operação e reconhece o papel determinante destes três Corpos de Bombeiros na proteção e socorro no concelho.
Além deste investimento em equipamento individual de proteção, este contrato programa inclui apoios para a criação e manutenção de piquetes de intervenção, pagamento de seguros de bombeiros e viaturas, renovação e manutenção da frota automóvel, aquisição de equipamentos operacionais, renovação das áreas operacionais dos quartéis e, desde 2018, prevenção e socorro a náufragos fora e durante a época balnear, entre outros.
“Poderão sempre contar com a disponibilidade da vossa Câmara Municipal para aquelas que forem as necessidades coletivas e as necessidades identificadas também nestas casas. (…) Hoje os nossos bombeiros e as nossas bombeiras sabem com aquilo que contam porque há um contrato programa que assume obrigações e deveres, quer do lado da Câmara Municipal, quer do lado das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários e que permite bem gerir estas nossas casas”, referiu a vereadora da CMA com o pelouro da Proteção Civil e Segurança, Francisca Parreira, agradecendo e saudando o serviço dos Bombeiros Voluntários do Município.
Marcaram ainda presença na cerimónia o diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil, António Godinho, o presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, Carlos Pinto, e o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Cacilhas, Maximino Viegas.
A cerimónia simbólica de entrega de capacetes aconteceu no final da tarde de hoje, no quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas.
Fotos: Carlos Valadas | CMA