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Almada
Projetos Estratégicos
Participação
7 March 2025

Conferência de encerramento sobre extensão do Metro à Costa da Caparica e Trafaria revela forte participação pública

Foram ontem apresentados os resultados do processo de participação pública relativa ao projeto de extensão do Metro à Costa da Caparica e Trafaria. Um processo revelador de cidadania que contou com a participação de mais de 800 participantes.

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Conferência de encerramento sobre extensão do Metro à Costa da Caparica e Trafaria | © Anabela Luís CMA
Conferência de encerramento sobre extensão do Metro à Costa da Caparica e Trafaria | © Anabela Luís CMA

“Todos têm consciência da importância estratégica deste projeto para reforçar aquela que é uma oferta de transporte público cada vez mais eficaz e assim contribuir, não apenas para um desenvolvimento sustentável, mas sobretudo para uma cada vez maior e melhor acessibilidade a uma zona do nosso território que nós sabemos que está muito sobrecarregada”, sublinhou Inês de Medeiros, presidente da CMA, na abertura da conferência de encerramento do processo de participação pública relativa ao projeto de extensão do Metro à Costa da Caparica e Trafaria.

Este processo de participação pública contou com o envolvimento da comunidade, quer presencialmente (através de sessões presenciais que aconteceram, em fevereiro, na Costa da Caparica e na Trafaria), quer online (através do preenchimento de um formulário, disponível até 21 de março).  

Foram apuradas mais de 500 perguntas relacionadas com este projeto de expansão do Metro, relacionadas com diversos temas.

A partir da participação online, as questões colocadas relacionaram-se, sobretudo, com “inserção urbana e espaço público”, “ambiente”, “sistema de mobilidade”, “articulação com a rede de transportes públicos e logística de funcionamento” e “obra e faseamento”, tal como aconteceu durante a conferência de abertura deste processo de participação, que aconteceu a 10 de fevereiro e que contou com 223 pessoas registadas.

Na sessão pública da Trafaria, que contou com o registo de 127 pessoas, os temas mais abordados foram “ruído e vibrações”, “interfaces – funcionamento e localização”, “esquemas de trânsito”, “horários” e “início da operação”.

Já na Costa da Caparica, uma sessão que contou com o registo de 203 pessoas, os temas mais votados foram os “esquemas de trânsito”, o “ruído e vibrações”, as “interfaces – funcionamento e localização”, a “ciclovia e circulação pedonal” e o “impacte ambiental na fauna e flora local”.

“A expressiva adesão aos dois workshops realizadas com a participação de várias centenas de cidadãos permitiu um debate aprofundado sobre temas estruturantes, como o impacto do ruído, as vibrações, a funcionalidade, a localização das interfaces, a organização do trânsito e dos atravessamentos ferroviários, a semaforização, os horários, a integração da ciclovia e da circulação pedonal, bem como a proteção ambiental e o início da operação. Estes contributos foram analisados com rigor e irão ser aprofundados, refletindo o compromisso do Metropolitano de Lisboa na elaboração de um projeto tecnicamente robusto e maturado”, afirmou Maria Helena Campos, presidente em exercício do conselho de administração do Metropolitano de Lisboa.

No final da conferência foram apresentados ainda os próximos passos deste projeto que inclui, ainda em março, a publicação online das perguntas de resposta imediata. Ainda este mês será entregue o relatório final de todo o processo de participação pública ao Grupo de Trabalho composto pelo Metropolitano de Lisboa, a TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa e a Câmara Municipal de Almada.

Já a partir de setembro, vão ser apresentadas as respostas a todas as questões colocadas.  

O processo de participação pública esteve a cargo da NOVA FCT.

Até 21 de março, ainda é possível colocar perguntas, transmitir preocupações e fazer sugestões através do site da CMA ou da NOVA FCT.

Além da presença da presidente da CMA, Inês de Medeiros, e da presidente em exercício do conselho de administração do Metropolitano de Lisboa, Maria Helena Campos, a conferência contou com a presença da secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, do diretor da NOVA FCT, José Júlio Alferes, do presidente do conselho de administração da TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa, Faustino Gomes.

A conferência de encerramento aconteceu nas instalações da NOVA FCT e pode ser vista ou revista em https://www.facebook.com/fct.nova/videos/931541125726754

Fotografia: Anabela Luís | CMA