O prolongamento do sistema de metro ligeiro de superfície da margem sul do Tejo (Metro Sul do Tejo - MST) à Costa da Caparica e à Trafaria, a partir do Campus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi considerado como um projeto prioritário, tendo como objetivo principal promover uma ligação rápida e estruturante dos vários pontos da atual rede do MST à Costa da Caparica e à Trafaria, assegurando uma melhor conectividade entre as diversas áreas dos territórios de Almada e Seixal e entre estes e a margem norte do Tejo.
A ligação à Trafaria permitirá ainda aproximar o concelho de Almada a Lisboa, melhorando, desta forma, a mobilidade ao nível da área metropolitana e conferindo uma nova centralidade ao concelho de Almada no contexto da área metropolitana de Lisboa.
Esta extensão contribuirá para reduzir a dependência do transporte individual, respondendo assim ao compromisso de Portugal, de atingir a neutralidade carbónica em 2050.
A atual fase de desenvolvimento do Projeto de Extensão do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica e à Trafaria prevê a preparação dos estudos preliminares até à fase de Estudo Prévio, que deverá ficar concluído até ao final de 2026, conforme definido na Portaria n.º 410/2024/2, de 21 de março, do Gabinete da Secretária de Estado do Orçamento e do Gabinete do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana.
Em 15 de julho de 2024 ocorreu a assinatura do Protocolo de Colaboração para o Estudo, Planeamento e Concretização do Projeto da Extensão do Metro Sul do Tejo - Almada (Universidade) – Costa da Caparica (Trafaria) entre a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), o Município de Almada e o Metropolitano de Lisboa (ML).
Neste contexto, cabe ao ML a gestão deste Projeto, estabelecendo e assegurando a colaboração entre a TML e o Município de Almada, bem como desenvolvendo e/ou promovendo a realização: do relatório de diagnóstico; da avaliação da viabilidade técnica-económica do traçado de referência; dos serviços de cartografia e de topografia; da campanha geotécnica e geoambiental; dos estudos de projeção de procura; da análise custo-benefício global; do estudo de tráfego e circulação rodoviária e do Estudo de Impacte Ambiental.
Estes estudos irão apoiar a tomada de decisão, quer quanto à construção desta infraestrutura, quer quanto ao modelo de execução/exploração da mesma.