Skip to main content

Lisnave - Estaleiro da Margueira

Lisnave
Lisnave
Lisnave

Foi a 11 de Setembro de 1961 que foi oficialmente construída a LISNAVE. O objetivo foi trazer para o país a tecnologia mais avançada para reforçar a experiência na construção e reparação naval acumulada durante séculos e assim poder competir no mercado internacional.

Um longo caminho foi percorrido até estar instalado e a operar na Margueira, em Cacilhas, o grande e moderno estaleiro com capacidade para receber os maiores navios do mundo que alimentavam o tráfego no Atlântico e no Mediterrâneo.

A inauguração foi em 1967, mas em 1966 já 900 dos seus 3918 trabalhadores se encontravam na Margueira envolvidos na construção do estaleiro.

Para além de todo o trabalho de engenharia necessário à construção e operacionalidade do estaleiro, foi necessário demolir o morro que separava Cacilhas da Cova da Piedade e criar novas acessibilidade, criar espaço ganhando-o ao rio e absorvendo pequenos estaleiros e oficinas que ainda sobreviviam timidamente nas praias da Margueira e Mutela.

Em 1971 é inaugurada a maior doca seca do mundo, com 520 por 90 metros, a famosa “Doca 13” pronta a receber navios até 1 milhão de toneladas. Uma das peças fundamentais para o seu funcionamento é o pórtico, que dos seus 65 metros de altura é possível descobrir um panorama inesquecível sobre o Tejo e Lisboa.

Encerra no final da década de 90, no ano 2000.

Localização:
Estaleiros da Margueira

Mapa