Palacete António José Gomes
Classificado como Monumento de Interesse Público, o Palacete António José Gomes foi construído entre finais do século XIX e inícios do século XX, em terrenos da antiga Quinta da Piedade, uma das famosas sete quintas do Alfeite. A propriedade era constituída por casas de lavoura, garagens, terrenos agrícolas e jardins. Existia, também, o edifício da máquina a vapor, geradora de eletricidade da casa e dos candeeiros do exterior numa altura em que a iluminação pública permanecia a petróleo.
António José Gomes foi um industrial e humanista, que nasceu na Cova da Piedade em julho de 1847. Destacou-se não só pela aposta em novas tecnologias, mas também pela sua humanidade. Na Cova da Piedade ganhou fama por dar assistência médica e apoio na doença aos seus trabalhadores, medidas vanguardistas para a época. Também a população beneficiou com a sua ação benemérita: o melhoramento das ruas e do jardim, a aposta numa escola para adultos, a edificação de uma escola primária, a doação de livros e roupa para os mais novos são alguns dos atos por que ainda hoje é recordado.
O palacete foi concebido segundo os padrões arquitetónicos que definem o estilo neoclássico: fachada simétrica com o corpo central e dois laterais. Como motivos decorativos apresenta varandas em ferro forjado e estátuas com motivos alusivos à indústria e o interior do imóvel inclui vários frescos e tectos ricamente ornamentados a estuque dourado. No edifício funciona atualmente a sede da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP), coletividade fundada com o apoio de António José Gomes.
Localização:
Largo 5 de Outubro, nº 34-38
2805-338 Cova da Piedade