Skip to main content
Almada
Ambiente
Educação
19 May 2022

Cordão humano celebra o Oceano

Para assinalar o Dia Escola Azul, cerca de 100 alunos do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade participaram hoje na “Corrente do Oceano”, junto ao mar, na Praia da Mata.

Image
Almada, Ambiente, Oceano, Projeto Escola Azul
Image
Almada, Ambiente, Oceano, Projeto Escola Azul

Este ano, o Projeto Escola Azul – iniciativa educativa do Ministério do Mar que tem como objetivo promover a literacia do Oceano na comunidade escolar – desafiou as escolas a celebrar o dia com uma Corrente do Oceano.

Pioneiro no Projeto Escola Azul – iniciado em 2017 com alguns estabelecimentos escolares a nível nacional – o Agrupamento de Escolas (AE) Anselmo de Andrade organizou esta manhã a iniciativa Corrente do Oceano, na qual participaram uma centena de alunos das três escolas do agrupamento: Escola Básica Feliciano Oleiro, Escola Básica do Pragal e Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade.

Carlos Almeida, diretor do AE Anselmo de Andrade, afirmou que “com esta iniciativa pretendemos chamar a atenção da comunidade para a importância de protegermos os oceanos, nomeadamente através da redução do plástico, uma vez que cada vez há mais espécies nos oceanos em vias de extinção devido à nossa utilização descontrolada e desmesurada do plástico. É importante o envolvimento das gerações mais novas, para que sejam elas a mobilizar os mais velhos, que são mais resistentes à mudança, para esta necessidade de ter uma consciência ambiental e um cuidado especial com os Oceanos”.

Além da Corrente do Oceano, também na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade (EBSAA) foi colocado um cordão constituído por cerca de mil bonecos em papel, elaborado por cerca de dois terços dos alunos deste Agrupamento de Escolas com materiais reciclados.

“De dois em dois anos apresentamos uma candidatura com o que propomos fazer”, adianta Hélia Martins, coordenadora do Projeto Escola Azul no Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade (AEAA), sublinhado que “uma mais valia do projeto do AEAA – Pensar Azul – tem sido o trabalho em conjunto dos problemas do Oceano, dos alunos do Pré-escolar ao Ensino Secundário”.

Além das diversas iniciativas na defesa e proteção do Oceano desenvolvidas pelo AEAA, no próximo dia 31 de maio os alunos do ensino secundário da EBSAA – uma das seis escolas nacionais selecionadas – vão participar no programa “Heróis pelo Oceano”, uma iniciativa da Presidência da República”.