Skip to main content
Cultura
3 October 2017

Encontro de História Oral

Nos dias 11 e 12 de outubro, o Museu da Cidade de Almada acolhe o Encontro de História Oral. O objetivo é refletir sobre práticas e experiências, conduzidas por instituições e investigadores, recorrendo à metodologia e processos da História Oral.
Cma Logo
O Encontro de História Oral – Práticas e Experiências, Locais sobre a Memória centrar-se-á em projetos e experiências de divulgação cultural assentes na memória e oralidade, debatendo as preocupações, dificuldades, oportunidades e mais valias de trabalhar a memória localmente, numa relação estreita com as comunidades.

O Encontro de História Oral é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Almada e do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL).

No âmbito do Encontro de História Oral, no dia 13 de outubro será realizada uma ação formativa sobre a recolha oral e o seu trabalho com jovens, dirigida a profissionais da área da educação, professores, pedagogos, educadores, e ao público em geral.

Esta ação de formação pretende sublinhar o papel dos museus municipais como recursos educativos para o conhecimento da história, não só através da exploração pedagógica das exposições patentes, mas também ao nível da formação na área do trabalho com a memória na construção de uma identidade concelhia, incentivando e apoiando projetos nestas áreas propostos pelas escolas e universidades, instituições de ação social – centros comunitários, associações, outros museus e centros de documentação.

Consulte aqui o programa completo (pdf)