Encontro “Transformando Comunidades Desfavorecidas em Comunidades em Ação” marcou o encerramento da Operação Integrada Caparica Trafaria
Promovido pela Câmara Municipal de Almada, em colaboração com as 10 entidades parceiras executoras, o encontro reuniu dirigentes, técnicos superiores, investigadores, parceiros locais, moradores e representantes de diversas instituições que, desde 2023, estiveram envolvidos na implementação de 20 projetos no território da Caparica e da Trafaria.
Ao longo do dia, os participantes tiveram oportunidade de conhecer e discutir o trabalho desenvolvido, através de mesas redondas, projeções de filmes e placares expositivos que sintetizaram os resultados alcançados nos últimos três anos.
A sessão integrou três mesas redondas temáticas:
- “O que mudou no território e no espaço público? A Arquitetura enquanto elemento de intervenção comunitária”, dedicada à transformação física e urbana promovida pelos projetos.
- “O que mudou no capital humano? A afirmação das pessoas enquanto atores e o seu reconhecimento social no território”, focada nas dinâmicas sociais, formativas e de capacitação comunitária.
- “Vamos conversar sobre o processo: avaliação e impacto na voz daqueles que fizeram acontecer a mudança”, onde técnicos e membros da comunidade refletiram sobre os desafios, aprendizagens e impacto da Operação Integrada.
O encontro ficou ainda marcado pela apresentação global da Operação Integrada Caparica Trafaria, dando a conhecer o percurso, os objetivos e os principais resultados das intervenções realizadas.
A Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, participou na sessão de encerramento, onde saudou o trabalho de todos os intervenientes e a importância deste projeto para o território e para as suas populações.