Augusto Ferreira Ramos
1910
algodão, seda e metal
75x45 cm
Museu de Almada, MC 2004.1129
Com formato retangular, em cetim verde e vermelho, com as palavras “Escola do C. R. Capitão Leitão” e “Almada” bordadas e adornado com franja metálica dourada.
Realizado e oferecido por Cecília de Sousa, na festa escolar em outubro de 1910, para representar a “Escola para os Filhos do Povo” criada pelo Centro Escolar Republicano Capitão Leitão. Este centro republicano foi fundado em Almada, em 1907, para difusão dos ideais republicanos. A escola foi solenemente inaugurada no mesmo ano, a 27 de outubro, tendo contado com a presença do dirigente republicano Bernardino Machado, futuro Presidente da República (1915-1917 e 1925-1926).
Para além deste pendão, o Centro Republicano teve a sua bandeira oficial para uso em cerimónias cívicas e eventos políticos. Com o surgimento do Estado Novo e da repressão às organizações políticas e sindicais, o pendão e o estandarte foram escondidos nas casas de dois sócios da Incrível Almadense (o republicano Firmino da Silva e posteriormente Augusto Ferreira Ramos) para impedir o seu confisco e destruição pela PIDE. Estas duas peças representativas da memória do movimento republicano almadense foram doadas, em 2003, à Câmara Municipal de Almada pelo fiel depositário Augusto Ferreira Ramos e em 2011 e 2014 foram dadas a conhecer nas exposições “A história de uma bandeira” e “O Povo saiu à Rua – Revoltados e Revolucionários”.
Atualmente, o pendão escolar pode ser visto na exposição de longa duração “Entre dois mares e um rio – Almada, 3 mil anos de história”.