Exposição "Almada 25 de Abril"
Inauguração dia 14 de junho às 17h
Exposição construída partir de fotografias á guarda do arquivo municipal de Almada. Composta de 6 imagens que retratam o envolvimento de Almada e dos Almadense neste momento histórico da democracia nacional, pois retratam importantes acontecimentos do processo e do período revolucionário ocorridas no nosso território.
Trata-se de uma exposição que surge por ocasião dos 50 anos do 25 de Abril e que visa assinalar o dia internacional dos arquivos
Breve descrição das imagens:
1- Movimento de militares nas Torcatas à saída do Cristo-Rei, ocupado pela Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas, 25 de abril de 1974.
2- Manifestação relativa à comemoração do dia 1º de maio, na rua da liberdade, em Almada, [1974?].
3- Populares e marinheiros na Ponte 25 de Abril, aquando do rebatismo da mesma para este nome, 5 de maio de 1974.
4- Inauguração da antiga praça da Renovação para a praça do Movimento das Forças Armadas, 25 de agosto de 1974.
5- Homenagem do povo de Almada ao Movimento das Forças Armadas, 25 de agosto de 1974.
6- Vigilância de populares na Ponte 25 de Abril com carros revistados, em reação à manifestação da Maioria Silenciosa, 28 de setembro de 1974.
As reproduções são maioritariamente provenientes de documentos do fundo do MDP CDE de Almada.
Este fundo foi incorporado pela CMA, numa ação de emergência, validada pela DGLAB, para salvaguarda de património arquivístico, depositado numa antiga sede do partido que se encontrava em avançado estado de degradação da mesma.
O fundo apresenta documentos representativos quer das atividades de gestão, das pessoas e da história do partido, mas também de algumas atividades da câmara, e por isso detentores de valor probatório e informativo, de relevante interesse cultural, social e político da história local de Almada. De todo este universo destacam-se séries como, Congressos/Jornadas, Imprensa Política, Campanhas Eleitorais, Produção de Atos Legislativos, Documentos Iconográficos, Documentos Fotográficos, entre outras. Parte esta documentação pode ser consultada online na página do arquivo municipal de Almada.
Esta exposição é inaugurada no âmbito do Dia Internacional dos arquivos (9 de junho)
Entrada Livre