Exposição “Aprendemos Juntos com a Câmara de Desenhar”

Aprendemos Juntos com a Câmara de Desenhar
Exposição “Aprendemos Juntos com a Câmara de Desenhar” - vista geral da Cisterna. Foto de Mário Rainha Campos

APRENDEMOS JUNTOS com a CÂMARA DE DESENHAR é a terceira exposição que celebra o 25.º aniversário do serviço educativo da Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea. Na Cisterna, criámos uma instalação evolutiva com mais de mil retratos - desenhos processuais realizados com as nossas câmaras de desenhar. Simultaneamente partilhamos o modelo desta câmara, desenvolvida em 2012, com quem o queira replicar. Cá fora, construímos uma Cabine de Desenhar onde todos podem fazer o seu retrato. O que vemos quando desenhamos o que vemos?

Apercebemo-nos de que a câmara obscura ótica tem sido uma ferramenta desinibidora na tradução bidimensional do mundo. Satisfaz a necessidade de realismo na figuração, normalmente desejado por todos os que temem não saber desenhar, ao garantir rigor de proporção e perspetiva.

Os retratos instalados na Cisterna resultam de uma situação experimental semelhante: participantes, dos 5 aos 95 anos de idade, usam pela primeira vez a câmara de desenhar e retratam outra pessoa que permanece sentada enquanto é desenhada.

Ao longo de 10 anos, colecionámos milhares de retratos nas centenas de oficinas que realizámos com a Câmara de Desenhar. Chegou a hora de partilhar esta coleção que semeámos no subsolo desta casa do desenho. Esperamos que germine em investigações futuras sobre como desenhamos o que vemos. Investigadores do desenho procuram-se!

Exposição patente de 5 de novembro de 2022 a 5 de março de 2023 na Cisterna e nas arcadas do pátio da Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea.