Skip to main content
14 October 2025

Exposição “Iguais na Diferença” inaugurou em Almada

A exposição de fotografia “Iguais na Diferença” foi inaugurada esta terça-feira no Almada Forum, com o objetivo de promover a inclusão e sensibilizar para a importância da diversidade e da igualdade de oportunidades entre jovens com deficiência.

Image
Florbela Salgueiro | CMA
Florbela Salgueiro | CMA

“Iguais na Diferença” é uma exposição de fotografia que pretende sensibilizar para a inclusão, ao dar visibilidade a um grupo de jovens com deficiência, contar as suas histórias através de imagens e testemunhos e, assim, desafiar estereótipos, promovendo a sua valorização pessoal, autoestima e sentido de pertença.
A inauguração contou com a presença da vice-presidente da CMA, Teodolinda Silveira, que destacou a importância do contacto com a diversidade para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A iniciativa nasceu de um projeto de responsabilidade social desenvolvido pelos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, em colaboração com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Lisboa (APPACDM). Através das imagens captadas nas instalações da instituição, são revelados momentos de partilha, alegria e inclusão, que espelham o quotidiano e as experiências de um grupo de jovens.

Após a inauguração interna no Metropolitano de Lisboa, em 2022, a exposição esteve patente em várias estações de metro no primeiro semestre de 2023, marcou presença no Panteão Nacional, no mesmo ano, a convite da Direção-Geral do Património Cultural, e na Biblioteca do ISCTE, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Síndrome de Down em 2024.

Nesta próxima fase chega ao Almada Forum, com o apoio da CMA. Pode ser visitada na Praça da Natureza, até ao dia 31 de outubro.