Almada
Festivais
19 March 2023

Festival de Música dos Capuchos 2023

Já é conhecido o programa do Festival de Musica dos Capuchos 2023 (FMC), que terá lugar de 25 de Maio a 23 de Junho, no Convento dos Capuchos e, pela primeira vez, apresentará três concertos no Teatro Municipal Joaquim Benite.

FMC 2023
Duo vienense Mario Hossen e Lilyana Kehayova - Foto Florbela Salgueiro

Mantendo o conceito geral “5 Séculos de História e 5 Séculos de Música” - os 5 séculos de História do Convento dos Capuchos, desde a sua construção em meados do séc. XVI até aos nossos dias, e os 5 extraordinários séculos de criação e interpretação musical, desde a Renascença à música contemporânea - em 2023, o Festival de Música dos Capuchos inspira-se nas estações do ano, construindo um arco que abre com as incontornáveis “Le Quattro Stagioni”, que Antonio Vivaldi compôs em 1723, e que encerra com a estreia em Portugal de “The American Four Seasons”, escritas por Philip Glass em 2009, a que se juntam os ciclos de estações de Piotr Tchaikovsky, no séc. XIX, e de Astor Piazzolla, no séc. XX, que formam, assim, um arco de 4 séculos de música dedicados a esta fascinante temática.

A sucessão das estações do ano são um exemplo da nossa perceção da passagem do tempo e o Festival de Música dos Capuchos 2023 dedicará ainda vários concertos a variadas dimensões temporais: de “La Création du Monde”, de Darius Milhaud, a “Quatuor pour la Fin du Temps”, de Olivier Messiaen; obras-primas corais do tempo da fundação do Convento dos Capuchos, a Renascença; concertos dedicados a quintetos de sopros, com obras de compositores portugueses contemporâneos e de diversos períodos de criação musical; repertório inspirado pelo Verão, como “Les Nuits d’Eté”, de Hector Berlioz, “Summer Music”, de Samuel Barber, ou “Summertime”, de George Gershwin, etc.

Na edição de 2023 do Festival, estarão presentes artistas e ensembles de grande relevância, donde se destacam, internacionalmente, a Orquestra Barroca de Veneza “I Solisti Veneti”, a Orquestra de Câmara de Budapest “Franz Liszt” e o Quarteto Hermès, de Paris, e ainda agrupamentos de referência nacionais, como o Coro Officium Ensemble, o DSCH – Schostakovich Ensemble, novos projetos como o quinteto de metais 100 Caminhos e o Juventus Ensemble, que juntará jovens e consagrados músicos portugueses.

Entre os grandes solistas internacionais, destacam-se os violinistas Jack Liebeck (Reino Unido), Esther Hoppe (Suíça) e Mario Hossen (Áustria), o clarinetista Pascal Moraguès (França), o violoncelista Christian Poltéra (Suíça), a pianista Marianna Shirinyan (Arménia), as cantoras Ana Karina Rossi (Uruguai), Deniz Uzun (Alemanha) e Nicole Brandolino (Itália), o bandoneonista Marcelo Nisinman (Argentina) e, last but not least, o lendário pianista Stephen Kovacevich (Estados Unidos da América), a quem prestaremos uma homenagem pelos seus extraordinários 70 anos de carreira.

Para além da componente musical, o Festival contará ainda com conversas, workshops e visitas, numa panóplia de oferta cultural que esperamos estimulante e participada.

Fique a par de toda a programação.