No final da manhã de hoje, o Parque Urbano do Pragal foi palco de uma cerimónia especial. O Município de Almada celebrou um contrato com a Associação Escoteiros de Portugal, para cedência de uma estrutura que vai ser usada como sede do Grupo 270 Almada.
O evento contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, e reuniu familiares e amigos dos 130 jovens que pertencem ao grupo, e que não tinham um espaço onde dinamizar as suas atividades.
Durante a sua intervenção, a autarca sublinhou que este “é um investimento municipal que fazemos com imenso gosto, e orgulhosos pelo grupo a quem o vamos ceder”, destacando o trabalho realizado pelos escoteiros em prol da comunidade, em áreas distintas como a ação social, o desporto, a juventude ou a preservação da natureza.
José Pamplona, Escoteiro-Chefe Nacional Adjunto, reforçou a importância que o espaço tem para a formação do grupo, e afirmou que é aqui que “muitos sonhos e muitas aventuras vão ser criados. É dentro desta casa que vão ser desenvolvidos os projetos destes jovens.”
Após a assinatura do contrato, as chaves da nova sede foram simbolicamente entregues. Como parte das comemorações, foram plantadas três árvores em frente ao edifício, seguindo-se uma visita às instalações.
A nova sede, conhecida como "Casa de Madeira", possui uma área útil de 300 m², distribuídos por dois pisos. A aquisição do imóvel visa dar resposta às necessidades da juventude local. O espaço tem como objetivo principal proporcionar condições adequadas aos jovens para que eles possam desenvolver os seus projetos de participação e cidadania.