Skip to main content
Música
13 January 2024
13 January 2024 00:00
às 21h00

Desconto para Jovens e Seniores
DESDE 13.00€
Teatro Municipal Joaquim Benite
VER MAPA

Iberian Impressions

Image
Iberian Impressions, Paulo Oliveira
Image
Iberian Impressions, Paulo Oliveira
Image
Iberian Impressions, Paulo Oliveira
Image
Iberian Impressions, Paulo Oliveira

Premiado em vários concursos nacionais e internacionais, Paulo Oliveira é um dos mais destacados pianistas portugueses da sua geração. Sendo professor na Metropolitana, Academia Nacional Superior de Orquestra e na Academia de Música de Santa Cecília. Regularmente é convidado a orientar masterclasses no país e no estrangeiro e tem integrado vários júris de concursos nacionais e internacionais. É membro fundador da atual delegação da EPTA Portugal (European Piano Teachers Association). Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, doutorou-se com distinção na Universidade do Kansas, EUA, onde foi aluno de Sequeira Costa durante quase uma década. Anteriormente, estudou com Tania Achot na Escola Superior de Música de Lisboa. Outros nomes relevantes ao longo da sua formação foram: Helena Sá e Costa, Luiz de Moura Castro, Andrei Diev, Vladimir Viardo, Vitaly Margulis, Aldo Ciccolini, Paul Badura-Skoda e Dmitri Bashkirov.

Estará em Almada para nos apresentar o seu disco Iberian Impressions, uma viagem pela música ibérica para piano. Este disco recentemente editado venceu um Global Music Award nos EUA, na categoria Classical Piano. 

O recital tem a duração aproximada de 75 minutos, sem intervalo, onde o pianista faz vários comentários que permitem contextualizar o concerto e contribuem para uma maior aproximação com o público. O  recital começa e acaba com duas obras de construção mais formal, que funcionam como alicerces de todo o programa: as Sonatinas de Armando José Fernandes e de Xavier Montsalvatge. Inclui dois ciclos com obras de carácter nacionalista: a suite España de Isaac Albéniz e a 1ª série das Cenas Portuguesas de José Vianna da Motta. Apresenta ainda um conjunto de obras de Pedro Blanco, compositor espanhol que se radicou na cidade do Porto, onde passou praticamente metade da sua curta vida. Fortemente enraizado na vida cultural da cidade e do país, acaba por ser um exemplo ímpar da fusão entre as culturas portuguesa e espanhola, sendo um eixo de ligação privilegiado deste programa.