Skip to main content
Almada
Cultura
Feiras e Mercados
Higiene Urbana
21 May 2025

Inauguradas intervenções de melhoramento do Mercado Municipal e Biblioteca da Trafaria

Foram hoje inauguradas as intervenções de melhoramento e revitalização da fachada do Mercado Municipal e do Espaço Cultural da Trafaria, num dia em que se assinalou também a integração da Biblioteca da Trafaria na Rede Municipal de Bibliotecas de Almada. Durante a manhã, foram ainda mostradas as duas novas viaturas que vão integrar a frota da União das Freguesias de Caparica e Trafaria para recolha de resíduos.

Image
Inauguradas intervenções de melhoramento do Mercado Municipal e Biblioteca da Trafaria
Inauguradas intervenções de melhoramento do Mercado Municipal e Biblioteca da Trafaria | © Carlos Valadas | CMA

Este é um esforço conjunto da União das Freguesias de Caparica e Trafaria, e da Câmara Municipal de Almada, na revitalização deste espaço. O Mercado Municipal da Trafaria conta agora com portas automáticas e luminária LED, uma iluminação mais sustentável. Também a fachada do Mercado Municipal e da Biblioteca da Trafaria foi revitalizada, com uma pintura feita em parceria com a EDA – Ensaios e Diálogos Associação.

A Biblioteca da Trafaria passa ainda a integrar a Rede Municipal de Bibliotecas de Almada (RMBA). Esta integração vem permitir que os leitores da Trafaria possam ter acesso aos livros, jogos, revistas ou instrumentos musicais que fazem parte do catálogo da RMBA.

Durante a manhã, foram também apresentados os dois novos veículos que vão integrar a frota da União de Freguesias Caparica Trafaria, para recolha de monos e transporte de resíduos, fruto de um contrato interadministrativo e do processo de delegação de competências nas juntas de freguesia. 

“Foram três anos de muita luta, de muito sacrifício”, disse Sandra Chaíça, presidente da União das Freguesias de Caparica e Trafaria, agradecendo à comunidade, às associações e à CMA.

“Este momento de inauguração, mas, sobretudo, de celebração de tantas coisas diferentes, demonstra o que é uma verdadeira política para a comunidade. Temos a cultura, com a Biblioteca, temos o comércio, que é fundamental para a vida da comunidade, e temos o serviço público, com as carrinhas de recolha”, disse Inês de Medeiros, presidente da CMA, durante a manhã.

 “Sabemos que há muita coisa para fazer. Temos muitos projetos para a Trafaria”, avançou a autarca, referindo-se à reabilitação das celas do Presídio da Trafaria - que conta já com dois edifícios externos reabilitados -, à reabilitação dos alvéolos dos pescadores da Trafaria, pela Docapesca, ao lançamento de estudo de impacto ambiental para a criação de um novo porto de abrigo, também para os pescadores, e a vontade de mostrar, muito em breve, o projeto de reabilitação de toda a frente ribeirinha desta vila onde o Tejo se faz ao mar.

Já sobre as carrinhas de recolha de resíduos, Inês de Medeiros afirmou que as “duas carrinhas fazem parte de um esforço acrescido”, garantindo que a CMA vai “continuar a investir em pessoal e em material”, referindo ainda o desafio de diminuir a produção de resíduos de forma a garantir um futuro sustentável.

Fotografia: Carlos Valadas | CMA