APP “Viva Saudável” apresentada na Mostra Saber com Sabores
A aplicação para equipamentos móveis, disponível para iOS e Android, tem como objetivos otimizar o acesso e utilização de recursos, espaços, serviços desportivos e atividades promotoras de saúde e bem-estar no concelho de Almada; aumentar a participação, a socialização dos cidadãos e a criação de comunidades e compreender a cidade no seu conjunto, como um espaço de atividade desportiva física.
Esta aplicação vai ainda permitir o registo individual de cada utilizador, criar desafios desportivos colaborativos, organização de competições entre entidades, escolas, clubes ou ginásios, aceder a notificações personalizadas e registar as atividades físicas realizadas por referenciação GPS.
“Recentemente, a CMA apresentou o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo e um dos objetivos é aumentar os índices de prática desportiva, ou seja, pôr mais gente a fazer desporto”, disse o vereador com o pelouro do Desporto, Filipe Pacheco. “Esta aplicação gratuita dá a conhecer percursos e pontos de interesse para a a prática desportiva em todo o concelho e lança desafios de forma comunitária”, fazendo com que se gere interesse em torno da atividade física.
Este é uma ferramenta que coloca ao dispor dos cidadãos um incentivo à literacia em saúde, através da divulgação de programas e iniciativas e de atividades de socialização.
Mostra Saber com Sabores
Dar visibilidade e valorizar os saberes e talentos das pessoas mais velhas, é esse o objetivo da Mostra Saber com Sabores que esteve ao longo do dia de hoje no Parque da Paz.
“Temos aqui uma diversidade de intervenções, que vão desde a alimentação saudável, à prática de exercício físico, à animação, ao bem-estar, sempre numa ótica de prevenção. Prevenir a doença e promover a saúde”, referiu a vereadora Teodolinda Silveira na abertura da iniciativa.
Foram muitas as atividades que aconteceram ao longo deste dia, incluindo um showcooking do chefe Fábio Bernardino e a apresentação do projeto “Trupe Sénior”, dinamizado pelo Chapitô.
Passeios de trishaw pelo parque da paz, promovidos pelo projeto Pedalar sem Idade e a exposição “Velhas Bonitonas” por Maria Seruya fizeram também parte do programa.