Apresentação de Livros em dezembro
Dia: 7 de dezembro
Horário: 15h00
Local: Biblioteca Central - Sala Pablo Neruda
As primeiras: pioneiras portuguesas num mundo de homens, de Luísa V. de Paiva Boléo e M. Margarida Pereira-Müller
Apresentação e debate do livro que retrata a vida de mulheres portuguesas pioneiras, que conseguiram entrar num mundo que lhes era vedado, abrindo portas para que outras mulheres pudessem trilhar um caminho similar: a primeira advogada, médica, polícia, faroleira, camionista, aviadora, entre tantas outras. Mulheres que tiveram a coragem de se emancipar e que escolheram ousar e seguir os seus talentos, os seus interesses e sonhos, tornando-se inspiradoras da mudança na senda da igualdade de oportunidades.
M. Margarida Pereira Müller nasceu em Portalegre, em 1957, e foi aluna do Instituto de Odivelas. Licenciada em Filologia Germânica, tem uma Pós-Graduação como Documentalista Científica, do Lehrinstitut für Dokumentation em Frankfurt, e uma Pós-Graduação em Edição e Publicação, da Universidade Católica Portuguesa. Na Alemanha trabalhou como leitora de Português e como correspondente de dois meios de comunicação portugueses. Regressou a Portugal em 1989, onde foi a chefe de redação das revistas especializadas Marketing & Publicidade e Briefing. Um ano depois passou a trabalhar como jornalista free lancer (marketing, viagens, gastronomia, hotelaria, restauração, biografias) para diversos meios de comunicação portugueses e estrangeiros. Tem atualmente uma coluna sobre mulheres líderes no jornal Vida Económica. Em 1993, publicou o seu primeiro livro de contos, O macaquinho do narizito branco (Feo Ferrer de Mesquita, Frankfurt) numa edição bilingue Português-Alemão. Desde então, já publicou seis livros de contos (dois dos quais estão no Plano Nacional de Leitura), 30 livros de gastronomia e dez biografias. Já foi distinguida com 17 Gourmands World Cookbook Awards pelos seus livros de gastronomia, incluindo dois Best of the World, um 2 º e um 3º prémio Best of the World of the Gourmands World Cookbook Awards.
Luísa Paiva Boléo nasceu em Coimbra, em 1942. Frequentou a Escola de Belas Artes do Porto e de Lisboa. Licenciada em História pela Universidade Autónoma de Lisboa, frequentou o mestrado de História e Culturas do Brasil na Universidade Clássica de Lisboa. É funcionária pública ligada às Bibliotecas, Serviços de Documentação e editora de revistas no Gabinete de Direito Europeu, na CIDM (Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres).
Publicou diversos livros, entre os quais se destacam: D. Maria I, a Rainha Louca e D. Maria II, a Rainha Insubmissa; Marquesa de Alorna – Querida Leonor, com ilustrações de André Carrilho. Colabora no sítio www.leme.pt, com dezenas de curtas biografias. É sócia correspondente do Instituto Histórico-Geográfico de São Paulo desde 2004. Recebeu, em março de 2011, a Medalha Cultural Imperatriz Leopoldina, concedida por esse instituto. É vogal da Sociedade de Geografia de Lisboa - Secção História e do Pen Clube de Portugal.
Público-alvo: público adulto em geral
Entrada livre sujeita à lotação da sala
________________________________________________________________________
Dia: 07 de dezembro
Horário: 16H00
Local: Biblioteca Central, Sala Pablo Neruda
Apresentação do livro “O irmão de Sofia”, com de Sara Carvalho
Sofia é filha única, mas sempre desejou ter uma irmã para brincar. Quando os pais anunciam uma gravidez recém-chegada, ela fica extasiada. Não sabe é que o novo bebé será diferente de tudo o que imaginara e que a sua vida irá mudar para sempre. Santiago tem Trissomia 21 e requer toda a atenção dos pais. Sofia ressente-se e sofre. Torna-se na sua maior defensora, amiga e inimiga, ao mesmo tempo. Em vez de se sentir acompanhada, sente-se ainda mais só.
As alterações emocionais que a família passa, e as adaptações que têm de ser feitas, tocam a todos. A história mostra uma realidade algo diferente da maioria, mas, em muito, igual a tantas outras.
Um livro que sensibiliza crianças, jovens e adultos para as dificuldades daqueles que sofrem o preconceito na pele. Poderemos nós, enquanto sociedade e individualmente, ajudar de alguma forma? Será a Inclusão uma realidade ou utopia?
As ilustrações foram feitas por seis jovens adultos do Atelier de Pintura, do CACI da CERCISA, todos eles portadores de alguma deficiência.
Atividade integrada no âmbito das Comemorações do Mês da Deficiência.
Sara B. Carvalho é autora do romance de fantasia 777 (premiado em 2022), do livro Cinco Contos Te Conto e de O irmão de Sofia, um livro infantojuvenil, de cariz social, inclusivo e solidário, inspirado num dos seus três filhos.
Membro da Associação Portuguesa de Escritores e da Sociedade Portuguesa de Escritores, participa regularmente em diversos concursos, workshops e formações literárias, tendo iniciado o seu percurso oficial em 2017, com uma Oficina de Criação de Obra de Pedro Chagas Freitas.
Participou em mais de uma dúzia de coletâneas de poesia, tertúlias, entrevistas em rádio e podcasts. Tem quatro poemas musicados lançados em CD por dois músicos nacionais. É a administradora responsável pelo grupo de escrita do Facebook «Alma de poeta, alma inquieta» tendo, em 2022 e 2023, coordenado e editado duas coletâneas poéticas homónimas.
É cronista na Redação Repórter Sombra, no jornal A Voz de Paço de Arcos e no seu blog e redes sociais. Podem encontrá-la em: Sara B Carvalho – Cenas d’Escritas.
Duração: 60 min
Público-alvo: Crianças a partir dos 5 anos e adultos
Lotação máxima: 12 famílias (máximo 24 Participantes)
Marcação prévia
biblactividades@cm-almada.pt
212508210
________________________________________________________________________
Dia: 20 de dezembro | SEX
Horário: 17h30 às 19h30
Local: Biblioteca Central, Sala Pablo Neruda
Xafir e os Saltibancos
Apresentação do livro de Alexandra Abrantes e Alice Caetano, com ilustração de Daniela Mata.
Depois de “Xafir e a Feiticeira do Pântano”, as autoras trazem-nos uma nova aventura com o menino do cabelo vermelho, desta vez, envolvendo um grupo de saltimbancos. Afiguram-se duas mensagens essenciais: o perigo de falar com estranhos e a inutilidade de apresentar animais em espetáculos.
Alexandra Abrantes é formada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e leciona, atualmente, no concelho de Almada. Tem uma forte ligação às artes desde criança: música, teatro, artes plásticas e, mais recentemente, fotografia e vídeo. Já escreveu poesia e guiões para teatro e curtas-metragens. Entrou no mundo da literatura infantojuvenil com este projeto de coautoria.
Alice Caetano é formada em ensino para o Primeiro Ciclo pela Universidade de Aveiro, com uma pós-graduação em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia de Lisboa. Leciona, atualmente, no município do Seixal. É autora de vários livros de poesia, prosa poética e biografia histórica. Tem participações em jornais e revistas literárias portuguesas e numa italiana com crónicas e poemas. Colabora em atividades literárias como o Poetry Slam, tertúlias e festivais.
Público-alvo: público em geral
Entrada livre sujeita à lotação da sala
________________________________________________________________________
Dia: 21 dezembro
Horário: 15h00-17h00
Local: Biblioteca José Saramago
Cem dias de bem-estar
Clube de Leitura sobre viagens, com Luís Ferreira
Apresentação do novo livro – “Um Caminho que o tempo não apagou”, de Luís Ferreira. “Muito mais que um caminho, muito mais que um livro”.
Luís Ferreira nasceu no Barreiro a 8 de maio de 1970 e vive atualmente em Alcochete.
Iniciou a sua atividade literária como poeta em 2007. Em 2012, descobre e apaixona-se pelo Caminho de Santiago, passando a dedicar-lhe os livros que publica desde então.
Publicou: Entre o Silêncio das Pedras, 2013; Diário de Xavier Lopes, 2015; Peregrino, 2016; A Sombra da Verdade, 2018; Porque Caminhas?, 2019.
Para complementar os seus conhecimentos, frequentou vários cursos na Universidade de Santiago de Compostela sobre o Caminho de Santiago, nomeadamente “Património de la Humanidad para un mundo global”, “Enfoques didáticos multidisplinares” e “El Camino de Santiago en las redes socials”. A sua dedicação ao Caminho já lhe valeu diversas homenagens na Galiza e em Portugal, onde é reconhecido como o maior autor de ficção sobre o tema.
Duração: 120 min
Público-alvo: Público adulto em geral
Entrada livre sujeita à lotação da sala