Sociais
Séniores
2 December 2022

Centro Social Paroquial de Vila Nova de Caparica terá ERPI

Fruto de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, o Centro Social Paroquial de Vila Nova de Caparica vai lançar o concurso público para a construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), criando 43 novas vagas no concelho. 

Image
Visita CSPVNC
Visita CSPVNC

Inês de Medeiros, presidente da CMA, a vice-presidente Teodolinda Silveira e o vereador José Pedro Ribeiro, com os pelouros da Ação e Intervenção Social e Administração Urbanística, respetivamente, visitaram as instalações da Creche da Sagrada Família deste Centro Paroquial Social, situado na freguesia da Caprica, onde conheceram o projeto da futura ERPI, um investimento de mais de 2 milhões de euros.  

Apresentada pelo arquiteto Rui Calmeiro, esta residência vai contar com várias tipologias de quartos, sala de estar, sala de atividades, espaço de atividades ao ar livre com área coberta e descoberta, pátio interior, assim como sala de fisioterapia, gabinete médico, sala Snoezelen (destinada a doentes com Alzheimer, por exemplo), entre outros serviços.

Integrado, em parte, com a Creche da Sagrada Família, valência com atualmente 66 crianças, o edifício da futura ERPI irá promover uma proximidade entre gerações. Apesar da cercania, a construção do edifício não terá implicações no funcionamento da creche. 

“Estes são projetos importantes para a CMA de forma a garantir respostas sociais, para crianças e idosos, no concelho de Almada”, afirmou Inês de Medeiros, durante a visita.