Nora de Ferro
Atualmente integrada nos terrenos da Escola Preparatória da Cova da Piedade, a Nora é um dos elementos que evoca o passado rural e industrial desta parcela de território quando, antes do intenso fenómeno de urbanização em torno de Almada, a região era pontuada por quintas e por explorações agrícolas. Na origem, pertencia à Quinta da família Gomes e associava-se ao edifício principal, apesar de ligeiramente afastada da casa. O proprietário mais importante foi António José Gomes, homem dedicado à atividade agroindustrial do sector moageiro.
Nora de elevação de água em ferro, possivelmente oriunda do atelier de Eiffel, apresentando alguma monumentalidade. É constituída por três andares assentes em oito pilares. A maquinaria ostenta inscrição com a indicação do seu construtor, Anselmo & Filhos, oficina sediada no Seixal.
Permanecem dúvidas a respeito da cronologia exata da nora, admitindo-se como data mais provável a viragem para o século XX. Também é certo que a atual nora não é a original, uma vez que, à entrada da quinta, existe uma pintura mural que representa uma anterior nora, situada no mesmo enquadramento paisagístico.
Em 1982 foi classificada como Imóvel de Interesse Municipal.
Localização:
Largo 5 de Outubro, 39
2805-144 Almada