Skip to main content
Almada
Exposições temporárias
5 December 2023

Exposição itinerante “Sou Cidade” promove cidadania nas escolas

“Sou Cidade” é o nome da nova exposição que o Museu de Almada – Casa da Cidade vai levar às escolas de 2º e 3º ciclos do Ensino Básico do concelho de Almada. A exposição itinerante e o manual pedagógico para professores foram hoje, dia 5 de dezembro, apresentados na EB 2,3 Comandante Conceição e Silva, na Cova da Piedade, com a presença da presidente da CMA, Inês de Medeiros, e dos vereadores Teodolinda Silveira e Filipe Pacheco.

Image
Apresentação da Exposição itinerante "Sou Cidade"
Apresentação da Exposição itinerante "Sou Cidade"

O que é um território? Como se organiza uma cidade? Quem é responsável pela recolha do lixo na tua cidade? Estes são apenas alguns dos conteúdos que os alunos das escolas almadenses vão poder encontrar nesta mostra. 

O projeto educativo foi criado pela CMA através do Museu de Almada – Casa da Cidade como forma de assinalar as comemorações dos 50 anos de elevação de Almada a cidade (1973-2023).

Com o objetivo de promover um debate sobre cidadania e o conceito atual de cidade, parte-se do caso concreto da cidade de Almada para envolver o público escolar numa exposição que incide sobre o período entre 1960-1973 quando Almada se transforma urbanisticamente, com maior impacto na definição da estrutura de cidade que hoje conhecemos e, de forma muito acelerada, com a vinda de pessoas numa escala massiva, atraídas pela proximidade a Lisboa e pela empregabilidade na indústria que aqui se desenvolveu. 

Os conceitos de cidade, território, urbanismo, cidadania e participação cívica são centrais para que os jovens almadenses relacionem a sua, e as restantes cidades, com as formas de organização das estruturas autárquicas, as possibilidades de intervenção cívica e de participação necessárias para a sustentabilidade e a promoção dos valores que nos tornam intrinsecamente cidadãos. 

A exposição vai estar patente na EB 2,3 Comandante Conceição e Silva, na Cova da Piedade, até 18 de dezembro, seguindo depois para outros estabelecimentos de ensino do 2º e 3º ciclos do concelho.

 

Fotos: Carlos Valadas | CMA