Almada
Projetos Estratégicos
25 November 2022

Inauguração da Loja Circular da CMA

Foi inaugurada hoje, nos estaleiros municipais de Vale Figueira, a Loja Circular - um projeto sustentável e de economia circular, da iniciativa do Departamento de Higiene Urbana da Câmara Municipal de Almada.

1

A data escolhida para a inauguração desde espaço coincide com a celebração da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre de 19 a 27 deste mês, uma ação da União Europeia na qual os estados membros são desafiados a desenvolverem iniciativas para redução da produção de lixo.

O objetivo principal desta loja é dar uma nova vida a coisas que temos em casa, em bom estado, e não têm uso, prolongando o seu tempo de vida e diminuindo a produção de resíduos. O próprio espaço serve de exemplo, já que se trata de um contentor abandonado na via pública que ganhou uma nova vida, num trabalho conjunto de diferentes serviços. Os objetos aceites são roupas, calçado, acessórios, brinquedos, jogos e artigos para bebés que são doados livremente à loja, e que podem ser trocados por pontos atribuídos mensalmente a todos os trabalhadores para aquisição de artigos na loja.

Apesar de, nesta fase, este projeto-piloto estar circunscrito aos trabalhadores da CMA, há o desejo de levar o projeto, numa próxima fase, a todos os almadenses.
Inês de Medeiros mostrou-se muito satisfeita com esta iniciativa, frisando que “é bom sentir a comunidade dos trabalhadores da Câmara Municipal de Almada, empenhada em revalorizar algo que é essencial”.