Jardins Públicos

VER MAPA

Jardim da Cova da Piedade

Jardim da Cova da Piedade
Situado no centro da Cova da Piedade, junto à Avenida 23 de Julho, este jardim com 5250 m2 de área representa um recanto de subtileza e estilo, muito apreciado pela população que ali pode experimentar um contacto mais próximo com a Natureza. A sua história remonta ao século XIX, onde o local actualmente ocupado pelo espaço verde era um extenso terreiro onde se realizavam festas populares em homenagem à Nossa Senhora da Piedade. A estrutura original do Jardim da Cova Piedade foi mantida até aos dias de hoje. Um parque infantil, dotado com os brinquedos fundamentais para os jogos das crianças, e um mobiliário urbano moderno, são elementos que tornam este espaço num local que consegue transmitir boas sensações tanto a miúdos como graúdos. Entre canteiros de flores elegantes e sombras de árvores que arrefecem os bancos de madeira onde apetece sentar, o Jardim da Piedade marca o seu centro através de um coreto em ferro forjado, característico da Arquitectura do Ferro do Século XIX. A beleza do coreto é adjuvada pela traça dos edifícios, que marcam o limite do jardim, possibilitando a quem visita este espaço uma verdadeira viagem no tempo até ao período das Revoluções Liberais entre Absolutistas e Miguelistas. As linhas delicadas do Palácio da família Gomes e a imponência romântica do Chalet Ribeiro Telles, um edifício inspirado na arquitectura do Norte da Europa do século XIX, são vestígios perenes de um tempo antigo, no qual a freguesia da Cova da Piedade era um destino frequente das famílias burguesas de Lisboa em busca da qualidade das praias do Alfeite. Seja para encontrar um refúgio de tons florais, com um toque de história contemporânea, ou apenas para conhecer um espaço de desafogo onde o bulício citadino se atenua mesmo estando tão perto, ambas as possibilidades são motivos que justificam marcar um encontro com este jardim no coração da Piedade.