A política de geminação entre municípios de diferentes países permite a partilha de culturas, de experiências, numa rede de solidariedade e cooperação que se estende além fronteiras.
Na base destes acordos de geminação estão laços culturais, linguísticos ou históricos que se pretendem aprofundar, reforçando o relacionamento no plano institucional, social, cultural e económico.
Pelas suas características de concelho solidário e com fortes tradições associativas, Almada tem vindo a desenvolver vários projectos de geminação, nomeadamente com os municípios de Sal (Cabo Verde), Regla (Cuba) e Porto Amboim (Angola).
A Câmara Municipal de Almada é geminada com o Município de Porto Amboim, localizado na Província do Kuanza Sul, em Angola, desde 6 de Novembro de 1997.
Através de diversas visitas, técnicos municipais e a própria presidente, Maria Emília Neto de Sousa, têm tomado contacto com a realidade local e com as necessidades existentes em Porto Amboim, nomeadamente em áreas como o saneamento básico, equipamentos escolares ou materiais de construção.
O levantamento destas necessidades permitiu traçar quais as principais metas em termos de cooperação.
Iniciativas da Câmara Municipal de Almada
- Exposição documental sobre Porto Amboim em Almada , entre 23 de Setembro e 1 de Outubro de 1998
- Organização do Campeonato Desportivo Cidade de Almada em Porto Amboim
- Aquisição do equipamento para as oficinas de formação da paróquia
- Dinamização de contactos com empresas na área veterinária, com vista ao fornecimento regular de medicamentos à Associação de criadores de Gado de Porto Amboim
- Envio de livros e gramáticas para as escolas dos vários níveis de ensino de Porto Amboim
- Oferta de uma viatura de mercadorias, três triciclos motorizados para deficientes motores, um tractor agrícola, um parque infantil, oito equipamentos informáticos e dicionários de Língua Portuguesa.
- Construção de quatro escolas nos municípios Porto Amboim, Sumbe, Conda e Cela
- Promoção da geminação entre as escolas dos dois municípios
- Promoção do Raid TT Kuanza Sul
- Organização da exposição sobre o I Raid TT Kuanza Sul
Gestos de Paz para o Novo Milénio
Gestos de paz para o novo milénio foi o nome da campanha de solidariedade organizada pela Câmara Municipal de Almada, entre 26 de Novembro e 23 de Dezembro de 1999, em benefício de Porto Amboim e de Timor Lorosae.
Esta campanha foi lançada numa altura em que a guerra devastava Angola, dando origem a milhares de deslocados, fome, falta de assistência médica e de saneamento básico.
Da campanha fizeram parte uma venda de Natal, recolha de fundos e de bens como alimentos, livros, artigos para crianças, entre outros.
Mais uma vez, a população de Almada mostra o seu espírito solidário, aderindo de forma muito generosa a este apelo, tendo sido recolhidas 60 toneladas de material humanitário (vestuário, brinquedos, livros e material didático, alimentos e artigos hospitalares.)
A Câmara Municipal de Almada é geminada com o Município de Regla, localizado em Cuba, desde 20 de Novembro de 1999.
Os laços históricos e culturais existentes entre os dois povos estão na base da assinatura deste acordo de geminação.
Iniciativas da Câmara Municipal de Almada
- Visita de uma delegação do Município de Almada a Regla, para assinatura do protocolo que estabelece o Acordo de Geminação
- Oferta de uma ambulância
- Recepção da delegação do Município de Regla, que visitou Almada
Gestos de paz para um mundo bom
Gestos de paz para um mundo bom foi o nome da campanha de solidariedade organizada pela Câmara Municipal de Almada, entre 7 e 23 de Dezembro de 2000, em benefício de Regla e do Sal (outro dos municípios geminados com Almada).
Da campanha fizeram parte uma venda de Natal (com produtos típicos desses países), vários mealheiros selados distribuídos por locais públicos e a recolha de medicamentos, brinquedos, artigos de higiene, material escolar, livros e dicionários.
Mais uma vez, a população de Almada mostra o seu espírito solidário, aderindo de forma muito generosa a este apelo.
O Município de Almada é geminado com o Município do Sal, em Cabo Verde, desde 29 de Outubro de 1999.
As dificuldades e carências que afectam este município de Cabo Verde levam a Câmara Municipal de Almada a tomar iniciativas de cooperação, muito antes da assinatura do protocolo de geminação, com vista ao desenvolvimento e bem-estar social da população do Sal.
As acções de apoio têm incidido, especialmente, nas áreas da limpeza, transporte de águas residuais e instalação de equipamentos infantis.
Iniciativas da Câmara Municipal de Almada
- 30 contentores herméticos de 120 litros, destinados à recolha de Resíduos Sólidos Urbanos
- Equipamento e material desportivo para cinco equipas (quatro de basquetebol, uma de futebol feminino)
- Uma retroescavadora
- Organização do encontro Uma Mesa Redonda dos Parceiros do Desenvolvimento da Ilha do Sal
- Equipamento destinado a um parque infantil da ilha
- Um tractor, um reboque, uma cisterna, uma marquesa e diversos brinquedos e jogos.
Gestos de paz para um mundo bom
Gestos de paz para um mundo bom foi o nome da campanha de solidariedade organizada pela Câmara Municipal de Almada, entre 7 e 23 de Dezembro de 2000, em benefício do Sal e de Regla (outro dos municípios geminados com Almada).
Da campanha fizeram parte uma venda de Natal (com produtos típicos desses países), vários mealheiros selados distribuídos por locais públicos e a recolha de medicamentos, brinquedos, artigos de higiene, material escolar, livros e dicionários.
Mais uma vez, a população de Almada mostra o seu espírito solidário, aderindo de forma muito generosa a este apelo.