Skip to main content

Almada Velha

Almada_velha

Convidamo-lo a descobrir o centro histórico da cidade de Almada, onde um passado marcante se entrelaça com a modernidade de uma área cosmopolita.

Passeie por Almada Velha, que entre ruelas sinuosas, vistas fantásticas e pontos emblemáticos, testemunha a passagem de muitos povos pela região. Romanos, fenícios e cartagineses deixaram o seu legado, mas foi o domínio árabe que mais marcou esta zona da cidade. Aliás, o seu nome deriva do árabe “Al-ma’dan”, que significa “a mina”, dado que aqui era explorado um depósito de ouro nesse período.

Em 1147, D. Afonso Henriques conquista o território aos árabes e, em 1190 é criada a cidade, pelo foral régio de 1190, atribuído por D. Sancho I. Almada passa a pertencer à ordem religiosa de Santiago, por mais de 100 anos.

A cidade foi sempre um ponto estratégico de defesa militar e de comércio com Lisboa, em especial, na época dos Descobrimentos, em que as relações com o exterior se intensificaram bastante e deram um novo fôlego a Almada.

No século XIX, em virtude do progresso industrial, o crescimento populacional torna-se cada vez mais evidente e, até aos dias de hoje, Almada tem vindo a conhecer um considerável desenvolvimento urbanístico, de serviços, infraestruturas e transportes, cultural, comercial e social, entre outros.

 

Localização